Você está aqui:

Solenidade de Encerramento do Projeto Sanitaristas Mirins reúne alunos das escolas municipais no Centro de Convenções

O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA) e Associação Regional de Proteção Ambiental de Santa Vitória (ARPA-SV) realizou solenidade de encerramento do Projeto Sanitaristas Mirins, com a entrega de diplomas para os alunos do 4º e 5° ano da rede municipal de ensino que durante o ano participaram das atividades do Projeto.

A solenidade aconteceu, na noite desta quinta-feira, 30 de novembro, no Centro de Convenções Ubaldo Severino Franco e contou com a participação das escolas municipais Tancredo Neves, Geraldo Ribeiro e São José.

Na ocasião, o prefeito Salim Curi parabenizou o trabalho realizado pelo Responsável do Projeto no município, Rodrigo da Silva Carvalho e os formandos. Falou da alegria de participar do evento desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária e agradeceu a presença do o representante de Educação Sanitária do IMA, Marcos César Fonseca que também, representou o Coordenador Regional do IMA de Uberlândia.

“Com a inclusão da Educação Sanitária no cotidiano dos alunos, novos conhecimento são agregados ao Ensino Fundamental, promovendo o estímulo, o desenvolvimento e a qualidade de vida das famílias, favorecendo a saúde pública, a conservação ambiental e a participação efetiva deles no meio em que vive”, salientou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira destacou a importância da presença da família, dos pais nestes momentos da vida da criança. Também agradeceu pela carta recebida de um aluno, Sanitarista Mirim, agradecendo pela realização do Projeto, em 2017 e contando o que aprendeu durante as aulas ofertadas pelo orientador Rodrigo Carvalho. “Fiquei encantada com esta ação”, afirmou Francisca Vânia de Oliveira que ao concluir, agradeceu às famílias por confiar na educação do município e parabenizou os formandos por esta conquista que estará para sempre guardada na memória de cada um.

Marcos César Fonseca, representante de Educação Sanitária do IMA, falou sobre o trabalho do IMA vem, ao longo dos anos, atuando expressivamente nos programas de defesa sanitária do Estado, no controle da sanidade animal e vegetal, bem como com projetos de educação sanitária, visando o incremento do agronegócio. “A atividade nas escolas implica também em promover o desenvolvimento e a participação efetiva do aluno, provocando discussões e pensamento ativo e crítico que poderão desencadear iniciativas valiosas junto aos seus familiares”.

A Primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi discorreu sobre a importância das parcerias, principalmente dos professores. “Tanto os alunos quanto os professores aprendem com esse Projeto”, afirmou.

O responsável pelo Projeto, Rodrigo da Silva Carvalho, como mestre de cerimônia, apresentou todos os parceiros e agradeceu também os colaboradores: o Sindicato Rural de Santa Vitória, Casa do Campo, EMATER, Policia Militar do Meio Ambiente, COPASA, Secretarias Municipais de: Aquicultura e Pesca, Agropecuária e Meio Ambiente, Infraestrutura, Estradas e Serviços Rurais e Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos.

“O projeto tem o objetivo de disponibilizar informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças cognitivas nos alunos do ensino fundamental, proporcionando novos comportamentos em longo prazo, e de seus familiares, principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar”, pontuou Rodrigo da Silva Carvalho.

A programação da noite foi movimentada com apresentações musicais do Centro de Cultura e Arte Anézio Souza Santos, acompanhados pela Coordenadora do Centro de Cultura, Maria Dores Marques Soares e pelo juramento do aluno, José Francisco Souza Silva da Escola Municipal Geraldo Ribeiro, representando todos os Sanitaristas Mirins.

No encerramento, os alunos formandos receberam os certificados das mãos das autoridades presentes. Foram premiados os estudantes, vencedores do concurso de desenho e redação. Confira os nomes:

Escola Municipal Geraldo Ribeiro: Primeiro lugar no desenho, o aluno do 4º ano, da professora Êde Amaral Figueredo Faustino, José Luiz Souza Silva; Primeiro lugar no desenho, o aluno do 4º ano, da professora Maria Gilvanete Araújo, Adriano Garcia Gonçalves; Primeiro lugar no desenho, a aluna do 4º ano, da professora Cirley Lázara Muniz Lourenço, Maria Vitória Nunes Queiroz e em primeiro lugar na redação, a aluna do 5º ano, da professora Rayane Soares da Silva, Maísa da Costa Lira Alves.

Escola Municipal Tancredo Neves: Primeiro lugar no desenho, a aluna do 4º ano, da professora Selma Lariuxe  do Carmo, Maria Vitória da Silva Moura; Primeiro lugar no desenho, a aluna do 4º ano, da professora Cátia Aparecida Mendes Pereira, Alana Vieira de Souza; Primeiro lugar na redação, a aluna do 5º ano, da professora Taty Jaine Brito de Almeida, Stefanny Camila Ferreira Silva e em Primeiro lugar na redação, o aluno do 5º ano, da professora Oscalina Esméria Neta Vieira, Vitor Lima Silva.

Escola Municipal São José: Primeiro lugar no desenho, a aluna do 4º ano, da professora Elisiene  Severino da Costa Guedes, Jeovanna Graciella Santos; Primeiro lugar no desenho, a aluna do 4º ano, da professora Geane Cristina de oliveira Costa, Mayra Ferreira Malaquias; Primeiro lugar no desenho, a aluna do 4º ano, da professora Solângela Flávia Xavier, Mirella Pâmella Souza Santos; Primeiro lugar na redação, a aluna do 5º ano da professora Adegivane Aparecida dos Santos Silva , kaylane Eduarda Fagundes e em Primeiro lugar na redação, a aluna do 5º ano da professora Mayre Luce Costa Amorim, Evellyn Cristina Silva Souza.

Finalizando, a mascote do projeto, que se chama Paulinha se divertiu e posou para fotos, juntamente, com as autoridades e os formandos.

Notícias Relacionadas