Alunos participantes do Projeto Sanitaristas Mirins de Santa Vitória assistiram em setembro à palestra sobre moscas das frutas, ministrada pela engenheira agrônoma da Emater local, Priscila Vivas Ferreira.
A palestrante destacou que a mosca da fruta é considerada a praga mais nociva para a fruticultura, com restrições em quase todos os países importadores, estimando-se perdas de 30 a 50% da produção nas plantações onde ocorre e que é uma praga de controle dos órgãos de defesa como o IMA. Os alunos aprenderam sobre o ciclo da mosca, quais espécies de vegetais ela ataca, sintomas de infestação no pomar onde se aloja, disseminação, monitoramento e medidas de prevenção e controle.
O fiscal assistente agropecuário Rodrigo da Silva Carvalho, responsável pelo projeto no município, ressalta que “houve uma grande interação entre palestrante e alunos, que fizeram diversas perguntas e esclareceram dúvidas, aumentando assim seus conhecimentos”.
A palestrante Priscila ficou muito grata pelo convite. “São conhecimentos adquiridos na infância que levamos para uma vida toda. Os alunos gostaram e demonstraram seu interesse pelo assunto”, disse.
O Projeto Sanitaristas Mirins é executado pelo IMA e no município conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Associação Regional de Proteção Ambiental de Santa Vitória (Arpa-SV).