A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por intermédio do Departamento de Cultura realizou, no dia 21 de novembro, um Minicurso sobre Patrimônio Cultural. O evento dirigido pelo historiador Cláudio Scarparo Silva, foi direcionado aos educadores do município.
O tema “Patrimônio Cultural” foi trabalhado com os docentes, com o propósito de ser repassado para os alunos a importância da proteção e preservação dos bens culturais de Santa Vitória. “A comunidade é grande guardiã de seus bens culturais, que vão perpetuar a memória local, garantindo desta forma, melhor qualidade de vida, com o sentimento de pertencimento na consciência de cada cidadão”, disse o historiador.
Os professores, que já detém conhecimento sobre o assunto, participaram ativamente dos debates e dos questionamentos que foram trabalhados durante o Minicurso promovido com apoio da Secretária Municipal de Educação e Cultura Francisca Vânia de Oliveira Silva e da diretora de Cultura Maria das Dores Marques (Dorzinha).
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, disse que é uma das metas da pasta trabalhar com o patrimônio cultural nas escolas municipais para promover uma conscientização da importância da proteção e preservação dos bens culturais da cidade. “Santa Vitória é uma cidade em pleno desenvolvimento que necessita preservar os seus valores e tradições para manter viva sua identidade”, salientou.
Para o próximo ano, estão programados outros cursos que ampliarãos os conhecimentos e a reflexões sobre o patrimônio cultural local, destinado não somente aos educadores, mas também a vários setores e instituições da comunidade santa-vitoriense. “Todo o trabalho tem o apoio do Prefeito Salim Curi, que almeja crescimento de qualidade no município”, concluiu a diretora do departamento municipal de cultura, Maria das Dores Marques (Dorzinha).