Na segunda-feira (06), no Centro de Convenções Ubaldo Severino Franco, das 8h às 18h30, realizou-se, em Santa Vitória, a Conferência Municipal de Educação, pautada no tema: “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a Implantação dos Planos de Educação”.
O debate foi direcionado às políticas públicas do município, aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos na área da educação de Santa Vitória e contou com uma programação aberta ao público dos diversos segmentos da sociedade civil.
O Fórum contou com a presença de centenas de pessoas que se credenciaram no local e autoridades que compuseram a mesa: Prefeito Salim Curi e Mariza Curi, Secretária de Desenvolvimento Social e primeira dama; Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira Silva; Vice-Prefeito, Renato José de Paula; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luciene Martins da Silva Medeiros; O Professor da UFU e Doutor em História Social, Mauro Machado Vieira e o representante dos alunos, Ghabriel Nathann de Deus Vilela.
O Prefeito Salim Curi desejou boas-vindas a todos e destacou que o evento é um momento democrático para se discutir as ações que ofertam educação de qualidade ao município santa-vitoriense e valorização aos profissionais.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira Silva, agradeceu a presença de todos, em especial, ao Conselho Municipal de Educação, na pessoa da Presidente Luciene Medeiros, à Comissão Organizadora do Evento, na pessoa da Diretora Rosidelma Palhares e aos secretários municipais de Governo – Calinhos Queiroz, de Esportes e Lazer – Moussa El Bayeh Filho, de Desenvolvimento Econômico – João Batista de Medeiros, de Administração e RH – Fernando Bonito, de Agropecuária e Meio Ambiente – Roberval Domingues Pereira, de Aquicultura e Pesca – Mauricio Lorena Filho, do Procurador do Município – Márcio Quirino e da Controladora Andreya de Fátima Lima.
”A Conferência é um espaço democrático, no qual faremos valer a nossa voz, pois é a partir da participação coletiva que a Educação se torna algo grandioso e só tem a ganhar, por meio dos espaços democráticos”, ressaltou a secretária.
Dando continuidade ao seu discurso, a secretária destacou a importância da conferência para educação municipal, citando um dos maiores educadores brasileiros. “Peço emprestadas as palavras de Paulo Freire, para ilustrar a relevância desse momento: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas nas palavras, no trabalho, na ação-reflexão”, concluiu.
A abertura oficial do evento foi declarada pela Presidente do Conselho Municipal de Educação que, na oportunidade, agradeceu a presença do Prefeito e esposa, Mariza Curi, Vice-Prefeito, Renato José de Paula e autoridades presentes, de todos os segmentos credenciados, participantes da Conferência.
A solenidade foi marcada pela Apresentação Cultural da aluna: Marcela Freitas e professores: Brenhnon Santos Silva e Kathila Fletcher Camargos do Centro Municipal de Cultura e Arte “Anésio Souza Santos”.
A Presidente declarou aberta a conferência convidando todos os presentes para participarem do momento democrático. “Os resultados dessa Conferência dependerão do envolvimento de todos. Vamos opinar e elaborar diretrizes que serão de relevância para melhoria da qualidade do ensino brasileiro”, enfatizou.
Na ocasião, o Coordenador dos trabalhos, Mauro Machado Vieira, procedeu a leitura do Regimento Interno, sendo aprovado por todos.
A Especialista, Gislaine Silva Nascimento, fez a explanação da Agenda de Trabalho- Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Ensino (PME), apresentando a realidade do Município, diante das metas e estratégias.
A Plenária de eixos foi realizada em diferentes espaços de discussão, previamente destinados para esse fim. Aconteceram os trabalhos da discussão dentro dos nove Eixos, contemplados no documento e submetidas à votação, por meio de destaques e encaminhamentos das deliberações recebidas.
A Coordenadora Geral, Luiza Maria de Lima, solicitou em plenária a candidatura para delegados, conforme Art. 12 do Regimento Interno, para representarem o município, na Conferência Territorial, em Uberlândia, dia 25 de novembro, os diferentes segmentos, ficando assim, nomeados delegados: Educação Básica: Titular – Jeane Divina Marques; Titular – Viviane Rízia de Carvalho Silveira; Suplente – Valdilene de Oliveira Miranda Carvalho; Movimentos Sociais: Titular – Rosemary Vieira Maciel Teixeira; Suplente – Lusmeire Martins Santos; Educação Superior: Titular – Marcos Medeiros da Costa; Suplente – Daniela Silva Souza Clementino; Educação Profissional – Cleide Aparecida de Lima e Franco.