A Secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi, os Conselheiros e Delegados do Conselho Municipal de Assistência Social participam da Conferência Regional de Assistência Social que aborda o tema “Garantia de Direitos no SUAS: Organizar, Lutar e Resistir”, entre os dias 18 e 22 de setembro.
Os palestrantes expuseram a temática da conferência mostrando a grande luta a ser travada por todo o país em objeção às medidas tomadas pelo Governo Federal. Além de retirar direitos assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), levando os antigos favorecidos a retornarem aos municípios em busca de benefícios emergenciais, sobrecarregando suas respectivas cidades.
Em contrapartida, o Governo Federal, que teve uma despesa estimada em 3 bilhões para com os órgãos de Assistência Social em 2018, vem com um orçamento muito menor estimado em 78 milhões de reais. Segundo os palestrantes, é catastrófico para a assistência social no Brasil, colocando em risco a garantia dos direitos assistenciais.
Todas essas mudanças colocam os municípios em uma situação desconfortável, pois podem acarretar em cortes de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Diante de todas as informações, a proposta da conferência vem de encontro com o tema: Organizar, Lutar e Resistir.
Em nota, a secretária de Desenvolvimento Social Mariza Curi fala que esse é o momento do povo se unir para que não haja uma regressão dos direitos assistenciais. “Muitas mudanças estão por vir, estamos nos capacitando para “Organizar, Lutar e Resistir”. A Prefeitura de Santa Vitória, a Secretaria de Desenvolvimento Social e eu somos contra o desmonte do SUAS e estamos firmes na luta para que os benefícios já conquistados não sejam retirados”, alerta.