Você está aqui:

Santa Vitória realiza diagnóstico de bens culturais

A atual gestão de Santa Vitória está empenhada em diagnosticar a situação dos bens culturais e naturais, no município, a fim de buscar o conhecimento da real situação dos mesmos, para determinar ações de desenvolvimento e investimentos nesta área.

A Prefeitura Municipal desempenha todo o trabalho com a coordenação da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira e da Diretora de Cultura, Maria das Dores Marques (Dorzinha) que estão elaborando planos de proteção e salvaguarda dos bens culturais e naturais dentro do município, com apoio do Historiador Cláudio Scarparo.

A equipe está percorrendo vários pontos do município para um levantamento e conhecimento da situação e das potencialidades de cada bem cultural. O roteiro da última vista técnica passou por vários bens culturais e naturais, entre eles, a Fazenda São Jerônimo e a Fazenda Mãe do Ouro, que possui uma riqueza de material que diz respeito à vivência do morador de Santa Vitória, no final do Século XIX e início do século XX.

Foi levantada também a presença de sítios arqueológicos que podem abrir espaços para pesquisas acadêmicas, atraindo pesquisadores no campo da história, arqueologia e antropologia. Um destes sítios está localizado na Serra do Tatu, evidenciando a passagem de grupos caçadores e coletores, antecessores dos grupos sedentários que utilizavam a cerâmica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o fato está sendo repassado para o Centro de Estudos em Antropologia e Arqueologia da UFU (Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica), para o aproveitamento em pesquisas científicas.
Belas paisagens e lugares como o Ribeirão São Lourenço, na divisa do município de Santa Vitória com Gurinhatã, foram registradas. O local apresenta grande potencial a ser explorado para o lazer e o turismo.
Os registros comprovam que Santa Vitória tem muito a oferecer e a ser explorado nas áreas da cultura, turismo e meio ambiente, com possibilidades de incremento na economia municipal.

Vale ressaltar o apoio das Secretarias Municipais de Governo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através dos secretários Carlinhos Queiroz, João Batista de Medeiros e Roberval Domingues, respectivamente, que têm somado esforços, junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura para um trabalho eficaz, lembrando que a cultura tem a particularidade de ser uma área transversal, tendo proximidade com outras áreas de atuação do governo.

Notícias Relacionadas