Sanitaristas mirins das escolas públicas de Santa Vitória, cidade de abrangência da Coordenadoria Regional do IMA em Uberlândia, participaram entre os dias 4 e 6 de setembro, de diversas atividades promovidas para celebrar a 14ª Semana do Peixe. O evento realizado com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Agrário (Seda), Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além das instituições que integram o programa Mais Gastronomia.
Durante palestra, Rodrigo da Silva Carvalho, servidor do IMA e responsável pelo projeto no município de Santa Vitória, falou sobre a importância do pescado e seu consumo para todos os participantes, entre crianças e professores das escolas pública e explicou alguns tipos de escamas de peixe, assunto que foi base de inspiração artística para as crianças produzirem colagem de escamas, em suas diversas formas.
“O município conta com agroindústria familiar cadastrada no IMA para pescado, sendo a região um importante polo de criação de vários tipos de peixes”, ressaltou”, Rodrigo.
A campanha, que vai até o dia 15 de setembro, incentiva ações promocionais no varejo, na rede de food service (restaurantes, bares e feiras livres), além de eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar o peixe) junto ao consumidor final, promoções em insumos, serviços e equipamentos, dentre outras ações. “Com este evento propomos fomentar o consumo de pescado no Brasil e divulgar os benefícios deste alimento”, afirmou Rodrigo da Silva Carvalho.
O Projeto Sanitaristas Mirins é executado pelo IMA com apoio da Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e a Associação Regional de Proteção Ambiental de Santa Vitória (Arpa-SV).