A Prefeitura Municipal de Santa Vitória, em parceria com Sindicato Rural e SENAR, realizou no período de 28 de agosto a 01 de setembro, um curso de aproveitamento e processamento de frutas para a fabricação de doces cristalizados e compota. O módulo que aliou a prática com a teoria foi gratuito, teve carga horária de 40 horas e aconteceu no Centro de Convenções Ubaldo Severino Franco.
No decorrer das aulas, as 12 alunas aprenderam técnicas de manipulação, conservação, higienização e cristalização. Produziram doces cristalizados de casca de laranja e limão, compotas de abóbora, mamão e abacaxi e também geléia de maçã.
“O curso ofereceu condições para que as interessadas possam trabalhar com as frutas, preservando o alimento processado por mais tempo e trazendo alternativas para o cardápio da família, além da possível comercialização”, comentou a instrutora do SENAR, Aparecida de Lourdes Alves.
O mobilizador do SENAR e Representante do Sindicato Rural de Santa Vitória, Sandoval Teodoro, lembrou que os cursos ofertados têm como objetivo aprimorar as habilidades da população, oportunizando a qualificação necessária para ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo aumentar a renda.
“As pessoas precisam estar preparadas para as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho. A qualificação é ferramenta fundamental para o sucesso na carreira profissional e nós da Secretaria de Desenvolvimento Social, continuaremos trabalhando para isso”, disse Mariza Curi, secretária de Desenvolvimento Social.
Para a Coordenadora do CRAS João Pinheiro, Lívia Helena Arantes, as cursistas estão de parabéns, por darem o primeiro passo buscando a oportunidade de se qualificar e também de aumentar a renda.