No Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Luiza Maria de Paula, uma das práticas mais decorrentes tem sido a adoção de medidas sustentáveis que incluem, dentre outras ações, implantação um canteiro de hortaliças, ampliação de áreas verdes, reaproveitamento de resíduos sólidos para compostagem e a coleta seletiva.
Essas ações contam com o apoio da Prefeitura através das Secretarias de Educação e Cultura e Agropecuária e Meio Ambiente.
Segundo a vice-diretora Márcia Moura, as atividades começaram em junho de 2017, com os alunos participando do cultivo de hortas tradicionais. Com o apoio dos professores, as crianças aprenderam a plantar, cultivar e cuidar da terra.
Keila de Lima Barbosa Santos, diretora do CEMEI, lembra que a horta e jardim, juntamente com a compostagem fez com que os alunos e funcionários da escola aprendessem a reaproveitar.“As hortaliças cultivadas enriquece a merenda e os restos da cozinha são convertidos em adubo para horta por meio do método de compostagem”, informa a gestora.
A repercussão do projeto foi tamanha que instituição conseguiu mobilizar não só a equipe e alunos, mas também os outros CEMEIS do município e a comunidade do bairro Vila Rica.
“Ao serem sensibilizados, todos passaram a colaborar, fornecendo resíduos sólidos e orgânicos para a nossa unidade. Hoje, comercializamos a compostagem e todos os resíduos sólidos recicláveis da escola juntamente com os que recebemos de funcionários e alunos. O valor arrecadado com a venda é revertido para o próprio CEMEI”, conta Márcia Moura.
Na semana passada o prefeito Salim Curi visitou o Centro Municipal de Educação Infantil, a fim de conhecer melhor o projeto e parabenizar a iniciativa das gestoras da instituição. Ele pôde conferir de perto todas as benfeitorias que as ações proporcionaram, além de participar de uma aula que abordava o tema “Coleta Seletiva”.
“Fiquei feliz e orgulhoso em ver que uma das propostas da nossa gestão tem sido bem aplicada e já está colhendo frutos. Para melhorar a nossa qualidade de vida, precisamos melhorar o ambiente a nosso redor. Aqui, as crianças estão aprendendo desde cedo o quando é importante cuidar, preservar, cultivar e reaproveitar”, disse o prefeito, lembrando que encaminhou para a Câmara um projeto de Lei que pede melhorias na estrutura física do CEMEI.