Discutir temas relacionados à Política Municipal de Assistência Social na Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este é o objetivo da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Santa Vitória, realizada na terça-feira (18/07), no Salão dos Vicentinos, em Santa Vitória. Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio de parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, o evento serviu para avaliar a gestão compartilhada e propor novas medidas para que a Política de Assistência Social possa avançar e garantir a proteção social da família, da infância, da adolescência e dos idosos.
Na abertura do encontro compuseram a mesa: Isper Salim Curi, Prefeito Municipal; Mariza Faria De Queiroz Curi, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social; Renato José De Paula, Vice-Prefeito; Franciele Ferreira Silva, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Líder do Prefeito no Legislativo Municipal, Vereador Zilmar Filho, representando o Presidente da Câmara Municipal; Wellington Oliveira Silva, representando os Assistidos da Proteção Social Básica, o usuário dos serviços; Denise Ferreira Portes De Lima e Letícia Alves Carvalho; Assistentes Sociais e Palestrantes.
Com a palavra, o Prefeito Salim Curi cumprimentou a todos e destacou a alegria de fazer parte do evento. “Neste momento, o governo municipal, a sociedade civil e os cidadãos debateremos e decidiremos as prioridades nas políticas públicas de nosso município. A temática proposta para este estudo é de relevância, tanto para os profissionais, como para os gestores, porque todos investigam e procuram implementar a política de assistência social, pois a mesma vem contribuir para a construção e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, enfatizou.
No seu discurso, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, lembrou que o dia era muito especial, pela oportunidade de dialogar, buscar um direcionamento para Política Pública da Assistência Social e sair mais fortalecido, através da construção da autonomia do cidadão. “Estamos aqui para efetivar um dos nossos compromissos com a população, já que as Conferências de Assistência Social são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas, entorno de propostas e estratégias, sendo de caráter deliberativo, as quais têm a responsabilidade em avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil para debater e decidir prioridades”, destacou.
Já a Presidente do Conselho Municipal Conselho Municipal de Assistência Social, Franciele Ferreira Silva, destacou a importância do encontro para a troca de experiências e aprimoramento das políticas públicas. “O nosso objetivo é avaliar, refletir e debater os avanços diários nessa área e viabilizar melhorias nessa política publica, a qual não considera só importante, mas importantíssima a participação da comunidade para o bom desenvolvimento do Sistema Único de Saúde no nosso município”, pontuou.
Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, a palestrante Denise Ferreira Portes de Lima, Especialistas em Movimentos Sociais e Políticas Públicas, proferiu palestra sobre os quatro eixos: A Proteção Social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Entre as palestrantes, Letícia Alves Carvalho, Especialista em Trabalho Social com Famílias reforçou a importância dos temas e participou ativamente dos debates. “A Conferência Municipal nos permite pensar, fazer propostas e recomendações para a política de assistência social junto a essa comunidade”, ressaltou.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS MARCAM O EVENTO
Com o objetivo de ressaltar as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inicialmente foi apresentado um vídeo, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação. Na oportunidade, Mariza Curi, responsável pela Pasta, falou sobre as ações enfatizando a preocupação da Administração Municipal em promover ações que fortaleçam os vínculos com as famílias. “Nesses 07 meses de administração, vem se desenvolvendo na área da assistência social, através dos CRAS, sob coordenação do órgão gestor vários programas, projetos, serviços e ações em atendimento à população: Em pleno funcionamento duas unidades de CRAS, cada um com uma média de atendimento mensal de 350 famílias; estão sendo distribuídos por meio de benefícios eventuais 200 cestas básicas, 15.000 litros de leite tipo C, 3.000 fraldas geriátricas, passagem para migrantes, Kit natalidades, cobertores, aluguel social, auxílio funeral e outros, além das oficinas para atendimento e acompanhamento de Adolescentes, mulheres e Idosos. Acontecem também às ações coordenadas pelos profissionais da Equipe Volante atendendo os distritos de Chaveslândia e Perdilândia e a Zona Rural. Os dois Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo desenvolvem atividades a todo vapor: O Projeto Aprendendo a Crescer oferece atendimento para mais de 100 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e no Conviver mais de 140 idosos são assistidos e se divertem todas as quartas-feiras em momentos dançantes para esse público. Ao finalizar ressaltou que por meio dos Projetos da Marcenaria e da Padaria, a partir do mês de agosto, serão inseridos os menores indicados pelos técnicos dos CRAS. Este é um pequeno resumo do que ofertamos, mas temos outros projetos que serão desenvolvidos no decorrer da gestão” acrescentou.
Na sequência, as crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos “Aprendendo a Crescer” fizeram uma apresentação cultural com a com a música: Trem Bala – de Ana Vilela mostrando o trabalho desenvolvido dentro do Projeto que atende 98 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade, em situação de vulnerabilidade e riscos sociais, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, onde são ministradas
aulas de: judô, capoeira, recreação, informática, leitura, teatro, danças e artes. Sob a orientação da Coordenadora do Projeto, Eliane Maria da Silva.
O grupo de adolescentes que fazem parte dos serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social “Geni Braga Da Silva” apresentaram um rap nacional do cantor e compositor – Gabriel, O Pensador, ilustra a música – “Até quando” sob a Coordenação da Psicóloga Gabriela Cardoso Maciel, cuja proposta de transformação, “a partir da mudança da mente, para que sejamos autores de nossa própria história, precisamos mudar o enredo, refazer o caminho, sempre em prol de uma sociedade mais humana e igualitária”, apresentou.
Na oportunidade, também houve a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, na capital mineira.
AGRADECIMENTOS E HOMENAGENS
Como fala os versos da música de Caetano Veloso “Gente é para Brilhar, não é para morrer de fome”, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi , dedicou a sua fala aos agradecimentos: “a Deus, a minha família, a todos da minha equipe de trabalho (CRAS, Centro Dia, Projeto, Equipe Volante e da SMDS), aos Conselheiros do CMAS, aos adolescentes e as crianças que se apresentara e à Ana Julia que nos encantou com esta voz tão linda, ao Lincoln e sua equipe pelo Som, à imprensa, às palestrantes e finalmente, obrigada aos santa-vitorienses por estarem nos ajudando a direcionar nossos trabalhos na Secretaria.” Ela homenageou as palestrantes Denise Ferreira Portes de Lima, Letícia Alves Carvalho e à Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Franciele Ferreira Silva, com lindas orquídeas, como gratidão e reconhecimento pelo seu trabalho.
Encerrando o evento Mariza Curi e Jane Parreira também receberam orquídeas das mãos das assessoras Adriana Moraes e Celina Arantes representando a equipe de trabalho. Um dos momentos mais emocionantes foi o da homenagem do marido e Prefeito Salim Curi que entregou um ramalhete de flores e fez mensagem de agradecimento à Mariza Curi pela dedicação e comprometimento com as atividades desenvolvidas no mandato.