Na quarta-feira, 31 de maio, Santa Vitória completou 69 anos de emancipação política. Para comemorar essa data tão especial, a Prefeitura de Santa Vitória inaugurou áreas públicas que foram readequadas, reformadas e as novas instalações das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária e Meio Ambiente, além do espaço “Memórias de Santa Vitória”, no saguão do Centro de Convenções “Ubaldo Severino Franco”, para visitação durante a realização da Exposanta.
As inaugurações tiveram início às 9h, com a entrega da Feira Livre “Alberto Gonçalves da Silva”, que foi readequada de acordo com as reivindicações e necessidades dos feirantes. A obra seguiu as orientações do Prefeito Salim Curi, tendo como Engenheiro Fiscal da Prefeitura Pablo Simoni Faria e o Projeto Arquitetônico, da Arquiteta Ariely Souza.
Para o descerramento da placa foram convidados, o prefeito Isper Salim Curi, o Vice-prefeito Renato José de Paula, o Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente Roberval Domingues Pereira, o Representante dos Feirantes de Santa Vitória, Adãonelli Rodrigues de Aquino e o Presidente da Câmara Municipal Henrique Roberto da Silva.
“A nossa meta para este ano é terminar todas as obras que foram iniciadas e não foram terminadas. Não podemos perder o dinheiro que já foi investido na nossa cidade. Precisamos ter a união entre o poder Legislativo e Executivo para construir a nossa cidade”, pontuou o Prefeito Salim Curi.
ACADEMIA GERAÇÃO ATLETA “EDSON MENDES DOS SANTOS”
O incentivo à prática esportiva é um dos objetivos da atual gestão. A inauguração das instalações da Academia Geração Atleta reforça o compromisso firmado com a população, que agora conta com um novo local para se exercitar.
É justo recordar e homenagear aquele que dedicou a sua vida em levar às crianças para o caminho do bem. A Academia Geração Atleta “Edson Mendes dos Santos” – Professor Edinho, nasceu em 17 de maio de 1958, na cidade de Santa Vitória – MG. Casou-se com Joana Darc dos Santos, tiveram dois filhos: Eder Mendes dos Santos e Edu Mendes dos Santos. Amava o esporte, quando moço sonhava em ser jogador de futebol e foi deste sonho que nasceu a Escolinha de Futebol do Edinho. Muitas Foram às crianças e os jovens que passaram pelos seus ensinamentos e seu trabalho com as crianças será sempre referência para as futuras gerações. Edson Mendes dos Santos faleceu em 10 de julho de 2016.
A placa em homenagem ao Professor Edinho foi descerrada pelo prefeito Isper Salim Curi, o Vice-prefeito Renato José de Paula, Secretário Municipal de Esportes e Lazer Mousa El Bayer filho e pela viúva do homenageado Joana Darc dos Santos Mendes.
Durante a solenidade os alunos do Judô, do professor José Antônio e do balé, da professora Mônica Andrade se apresentaram para o público formado por secretários municipais, vereadores e a população que atenderam o convite do Prefeito Salim Curi.
CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E ARTE “ANÉZIO DE SOUZA SANTOS”
A solenidade de inauguração do Centro Municipal de Cultura e Arte “Anézio de Souza Santos” marcada pela participação da Banda Municipal “José Alves de Freitas” e de uma belíssima apresentação da aluna Ana Júlia Ferreira Alves, que emocionou o público ao cantar.
“A cultura não é somente uma herança que se herda de família, mas também uma herança herdada da sociedade. Fica aqui a lembrança do Anézio de Souza Santos para nós e para a família”, pontuou o Prefeito Salim Curi, parabenizando e homenageando Dona Loló (viúva do Sr. Anézio) e seus filhos Maria das Graças Gonçalves dos Santos Guedson, Zuleimar Gonçalves dos Santos e Milton Moreira Aquino.
“É um momento especial porque reconhecemos o povo pelo resgate e zelo para com a sua história. Parabéns à família do nosso grande poeta Anézio de Souza Santos”, concluiu a secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira Silva.
Em seu discurso, a filha mais velha do casal, Maria das Graças Gonçalves dos Santos Guedson, agradeceu a homenagem à memória de seu pai “De nossa parte, em meu nome e de minha família, agradecemos sensibilizados e de coração este gesto de carinho”. Ainda não poupou elogios ao prefeito Salim Curi e sua equipe.
Sr. Anézio de Souza Santos era poeta e compositor, publicou o Livro “Baú de Madeira”, uma coletânea de poesias e músicas, gravou um CD – somente com músicas autorais. Sempre foi exemplo de honestidade, simplicidade, integridade e dedicação, deixou sua marca na história de nossa cidade, de sua família e de todos os seus amigos. Nasceu em 12 de abril de 1929 e faleceu no dia 23 de outubro de 2011.
A viúva Jerônima Gonçalves dos Santos – Dona Loló participou do descerramento da placa ao lado dos três filhos Maria das Graças, Zuleimar e Milton e do prefeito Isper Salim Curi, o Vice-prefeito Renato José de Paula, secretaria municipal de educação e cultura Francisca Vânia e da coordenadora do Centro Municipal de Cultura e Arte – Ivone Camargos Pereira Franco.
VELÓRIO MUNICIPAL – “ILDA VICENÇA DE JESUS”
O Velório Municipal passou por reformas e recebeu mobiliário novo para oferecer mais conforto à população no momento em que prestam as últimas homenagens aos seus entes queridos.
O prédio público do Velório Municipal, com nome de “llda Vicença de Jesus” está localizado na Avenida 5, nº 883, no Bairro Dom Alexandre com com amplas salas, onde a população poderá prestar as últimas homenagens aos seus familiares.
Na ocasião o Prefeito Salim Curi falou sobre a satisfação de entregar o novo velório para a população. “É muito gratificante entregar mais essa obra. O que queremos é oferecer mais conforto aos familiares que passam pela difícil hora de se despedir de alguém muito querido”, afirmou.
Além do prefeito Salim Curi também esteve presente na cerimônia de inauguração, os vereadores, secretários municipais e a população.
A placa em memória a Dona Ilda Vicença de Jesus foi descerrada pelo prefeito Isper Salim Curi, o Vice-prefeito Renato José de Paula e pelos familiares da homenageada.
CENTRO COMUNITÁRIO “TOTÓ BONITO” – PROJETO APRENDENDO A CRESCER
O Centro Comunitário “Totó Bonito” passou por reforma. Teve o teto refeito, recebeu pintura e mobiliário novos para melhor acomodar os alunos do Projeto Social Aprendendo a Crescer, que participam de atividades como as aulas de dança, teatro, capoeira, informática, leitura e atividades esportivas.
Em seu discurso o prefeito Isper Salim Curi ressaltou que a reforma e instalação do Projeto Aprendendo a Crescer é importante para a realização do trabalho voltado para as crianças e adolescentes bem como para toda a comunidade. “Para a execução desta obra foi feito um trabalho em conjunto com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Obras”, esclareceu.
“O Projeto Aprendendo a Crescer é um projeto da gestão anterior, e tudo que é bom precisa continuar. Por isso, realizamos as melhorias necessárias para atender as crianças e adolescentes participantes. Deixo aqui os meus Parabéns a todos os funcionários que participam da Secretaria de Desenvolvimento Social, que trabalham com afinco e amor e às queridas crianças e adolescentes que integram este importante Projeto”, pontuou Mariza Curi, secretária de Desenvolvimento Social.
A placa desta obra foi descerrada pelo o prefeito Salim Curi, pela secretária de Desenvolvimento Social Mariza Faria de Queiroz Curi, vice-prefeito Renato José de Paula e sua esposa Jane Parreira e pela representante da coordenadora do Projeto, a secretaria Ana Rita.
Esteve presente na cerimônia, o prefeito de Gurinhatã Wender Luciano, Gerente de Relacionamentos da Cemig em Ituiutaba, Florivam Vilarinho, Assessor do Governo de Minas, Joedis Marques Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, Henrique Roberto da Silva, Vereadores, secretários municipais e a populares.
INSTALAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
As Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agropecuária e Meio Ambiente receberam novas sedes, localizadas na Rua Jânio Quadros, sala 208, 200 e 190, respectivamente. As novas instalações visam estreitar laços entre a população e os serviços prestados por essas secretarias.
De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, João Batista de Medeiros – “Garcinha” com a inauguração destes espaços, a Administração Municipal inicia de fato os investimentos na geração de oportunidades para as pessoas. “Com a instalação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com Posto de SINE – Ministério do Trabalho/ Minas Fácil/ Junta Comercial / Sala Mineira do Empreendedor/SEBRAE/ ITR demonstra a preocupação da Administração Municipal em desenvolver um trabalho de apoio aos empreendedores e empresários do município”, afirmou.
Destacou também que tem procurado desenvolver atividades em parcerias com órgãos do Estado para promover oportunidades e geração de renda. “A título de conhecimento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico nesses primeiros 150 dias já atendeu mais de 1500 pessoas entre trabalhadores e pessoas que nos procuraram com questionamentos de pendências junto ao Ministério do Trabalho”, concluiu.
William Rodrigues de Brito, Gerente Regional do SEBRAE Minas Triângulo e Alto Paranaíba ao fazer uso da palavra ressaltou que o momento é simbólico, mas de grande importância para o SEBRAE. “Fizemos uma grande parceria com a Junta Comercial e com o Estado, exatamente, no sentido de desburocratizar as oportunidades e as necessidades do empreendedor e do empresário de agilizar os negócios”. Ainda falou que esta é a segunda sala da região e a quinta do Estado, das 300 previstas para serem instaladas nos próximos dois anos e apresentou outros Projetos que serão realizados a partir destas parcerias.
Ainda fizeram uso da palavra o Assessor de Estado Joédis Marques Ferreira e o Prefeito da vizinha cidade de Guarinhatã Wender Luciano que trouxeram o apoio aos Gestores Municipais
Encerrando a Solenidade o Prefeito Salim Curi cumprimentou a todos os presentes, teceu elogios ao empenho do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico João Batista de Medeiros para a realização destas parcerias e a instalação das salas. Ainda assinou o Termo de Adesão para a implantação da Sala Mineira do Empreendedor – Minas Fácil, numa parceria do SEBRAE, JUCEMG/Município ao lado do Gerente Regional do SEBRAE Minas Triângulo e Alto Paranaíba, William Rodrigues de Brito, do Coordenador do SEBRAE Wesley Amaral do Prado, do Vice-prefeito Renato José de Paula e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, João Batista de Medeiros.
ESPAÇO “MEMÓRIAS DE SANTA VITÓRIA” NO CENTRO DE CONVENÇÕES NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES
Um dos momentos mais emocionantes das solenidades de inaugurações comemorativas ao 69º aniversário de Santa Vitória foi o Espaço “Memórias de Santa Vitória”, no Centro de Convenções “Ubaldo Severino Franco”, no Parque de Exposições “Salustiano Morais”. O Projeto idealizado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Santa Vitória foi desenvolvido pela diretora do Departamento Municipal de Cultura, Maria das Dores Soares foi realizado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira e apoiado pelo Prefeito Salim Curi com o objetivo resgatar a história do município.
Durante a solenidade de inauguração foi ressaltado o trabalho de algumas obras dos artistas locais expostas, como: da artista Aparecida Cristiane de Carvalho, autora de pintura em telas e tecidos. “Com grandiosa habilidade realiza belos desenhos artísticos”; Delma Maria Marques, dotada de um grande talento com as mãos e autora de pinturas em tela e tecidos, além de vários trabalhos artesanais; Márcia Helena de Carvalho trabalha com artes, pinturas sobre telas e porcelanas.
O Escritor Marcio José da Silva Freitas expôs sua carreira literária, através do livro A Esquina do Pecado – Contos Pitorescos de Santa Vitória.
A Imagem de Nossa Senhora das Vitórias, também foi exposta. Ela é patrimônio cultural de Santa Vitória reconhecido pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Também foram expostos outros objetos culturais e homenageados à memória do Sr. Anézio de Souza Santos que era poeta e compositor, publicou o Livro “Baú de Madeira” uma coletânea de poesias e músicas, gravou um CD – somente com músicas autorais e do Padre Geraldo Nunes da Costa pelos relevantes serviços e dedicação à religiosidade.
As pessoas que participaram assistiram a um vídeo referente ao ano de 1968 e um dos 150 dias da atual Gestão Municipal, além de uma apresentação com os berranteiros, Marco Aurélio de Jesus Araújo e Elves Antônio Marcelino.