Os alunos envolvidos no Projeto Sanitaristas Mirins das escolas municipais de Santa Vitória participaram em 26 e 29 de maio e 05 de junho de palestras com o tema ” Ações do IMA, saúde das pessoas e dos animais e a doença febre aftosa”. O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Associação Regional de Proteção Ambiental de Santa Vitória (ARPA-SV).
Os temas estão de acordo com os capítulos do livro: A educação Sanitária no dia a dia do aluno – Descobrindo a Agropecuária na Escola, distribuído a cada aluno. O responsável pelo Sanitaristas Mirins em Santa Vitória, Rodrigo da Silva Carvalho, falou sobre a importância do órgão de defesa que é o IMA, sua missão e as diversas atividades que o mesmo executa, como a gestão de campanhas de vacinação para a prevenção de doenças que podem acometer os rebanhos.
Sobre a saúde das pessoas, explicou sobre a alimentação saudável e a importância da higiene diária com simples atitudes sanitárias, como: lavar as mãos antes e depois de utilização do sanitário, lavar as frutas, legumes e verduras, e o uso de água filtrada para as diversas finalidades.
Em relação à saúde dos animais falou, no caso dos mamíferos, falou a respeito da importância de adquirir o primeiro leite (colostro) e ao longo da vida do animal dar condições adequadas (alimentação, água de qualidade e vacinações caso necessite) para o crescimento.
A febre aftosa também foi tema das palestras, sendo abordadas as campanhas de vacinação, suas etapas, quais os animais que podem ser vacinados, sintomas da doença e conservação da vacina tanto no comércio e no dia de aplicação na propriedade rural. A realização das palestras foi em conjunto para as turmas do 4° e 5° ano dos respectivos turnos, que ao final, produziram cartazes sobre cada tema e que ficaram expostos nas escolas.
Rodrigo Silva considerou o trabalho gratificante e disse que a união das turmas e o trabalho em grupo auxiliam na interação social para o desenvolvimento das crianças como estímulo à aprendizagem, tanto em sala de aula, como para a formação da sociedade atual, e que seja ativa e solidária. Também reforçou o quanto é importante as parcerias que dão força para A continuidade do projeto ao longo do ano.