Na manhã de segunda-feira (2), o prefeito Salim Curi foi entrevistado pelos locutores da BAND FM, Reginaldo Araújo e da Participativa FM João Damasceno apresentando à população de Santa Vitória e da região os nomes dos seus secretários municipais, as suas metas no início da Administração, os problemas que poderão enfrentar, as obras inicias da sua gestão e o decreto regulamentando o atendimento público nas duas primeiras semanas de gestão.
Inicialmente Salim Curi falou sobre a orientação inicial apresentada aos secretários, ou seja, seguir a Lei. “Seguindo a lei não haverá corrupção, o povo será bem atendido e o interesse da coletividade estará em primeiro lugar. Também alertei a todos para que trabalhem com seriedade e compromisso, pois no meu governo quero bons resultados”.
Uma das questões abordadas foi sobre a situação em que recebeu a Prefeitura de Santa Vitória. “O ex-prefeito Genésio Franco de Morais Neto fez uma gestão financeira eficiente e colaborou com nossa equipe de transição, mas ainda é muito cedo para detalharmos toda a situação do município”, disse agradecendo o empenho de todos para o trabalho em prol do município de Santa Vitória.
Sobre os projetos deixados em andamento pela administração anterior, o Prefeito Salim Curi declarou que serão aproveitados, conforme necessidade da população. “Iremos continuar com os projetos na área de educação, do social e de todos os outros setores que tiverem bons projetos. Em relação às obras precisamos resolver a questão da feira livre e do CRAS. Queremos concluir o PSF do Bairro Caiapó que se encontra em andamento e a reforma da quadra Pio Bonito, são obras relevantes para o nosso município que precisam ser concluídas o mais breve possível”, afirmou.
O Prefeito apresentou também, novas demandas, abordando sobre temas essenciais para a administração: “Vamos manter em funcionamento vários setores prioritários, como o funcionamento da saúde, a limpeza pública, os programas sociais básicos, além de reduzir o desemprego e construir casas populares”. Pediu apoio da população para a prevenção e combate à dengue, chikungumha e Zica vírus “desde já peço a ajuda do povo de Santa Vitória, pois essas doenças podem ser evitadas”. Pediu enfatizando “precisamos evitar isso”.
Ao abordar a parceria com o Estado e União para o município, o Prefeito confirmou que fez inúmeros pedidos como: casas populares com preços acessíveis, canalização do córrego na travessia do BDA, rede fluvial, viaturas para a polícia, pavimentação asfáltica, ambulância semi UTI, obras para os distritos de Perdilândia e Chaveslândia e para os assentamentos rurais. Falou também da sua preocupação devido o Estado ter declarado calamidade financeira. “Vejo com muita preocupação, pois o nosso município sentirá todos esses impactos, a diminuição de recursos interfere
diretamente na gestão do município”. Anunciou ainda que algumas medidas já foram tomadas e serão adotadas imediatamente: “ redução nos valores dos aluguéis pagos pela Prefeitura, redução no valor dos contratos, encerramento de contrato com escritórios de advogados, o que renderá uma significativa economia anual”. Para o primeiro ano da gestão 2017/2020, o prefeito acredita que em relação à arrecadação de recursos financeiros o cenário continua preocupante “trabalharemos para que a população de Santa Vitória não sinta os efeitos dessa crise que o Brasil vem enfrentando”, prometeu.
Salim Curi também falou sobre a parceria com o Legislativo Municipal: “Inicialmente, fizemos uma reunião com todos os eleitos, pois precisamos trabalhar juntos em busca do bem comum”. Enfatizou ainda o trabalho, há algum tempo com os vereadores da bancada do PMDB, “no passado quando perdemos a eleição, eu sempre incentivei que os vereadores da bancada buscassem recursos para a nossa cidade, e isso ocorreu, vários recursos foram destinados para a nossa cidade, através de vereadores do PMDB em parceria com os nossos deputados. E agora, acredito e espero que todos os eleitos, não importando, o Partido Político, continuem buscando recursos, pois serão revertidos em beneficio do povo” e declarou que o Prefeito precisa da Câmara para governar e aprovar os projetos. “É necessário ter transparência e diálogo com o Legislativo”.
Outro assunto bastante esperado e questionado pela população é a realização do Carnaval de Santa Vitória e, ao abordar o tema, Salim Curi assegurou que será resgatado o tradicional carnaval para as famílias, e, que todas as providências estão sendo tomadas para que a população possa se divertir com segurança. “estamos empenhados em promover o melhor carnaval para as nossas famílias”.
Ao concluir, o prefeito destacou a existência de um decreto regulamentado o atendimento ao público determinando que nas duas primeiras semanas o trabalho será interno. “Precisamos organizar várias questões internas, como por exemplo, onde será necessário contratar pessoal, uma vez que existem muitos funcionários efetivos em desvio de função. Quero também informar a população que os setores de saúde, os PSF e a limpeza pública funcionarão normalmente. As pessoas que precisarem de certidões e outros serviços dessa natureza também serão atendidos”, garantiu.
Finalizando Salim Curi deixou a seguinte mensagem: “Podem esperar e confiar que trabalharei dentro da lei, os recursos diminuíram, mas com uma gestão honesta quero fazer muito pela nossa população! Nos cem primeiros dias, quero que cada secretário desenvolva ações a serem apresentadas, precisamos de metas para cumprir e apresentar à população. Outra questão muito importante se refere ao atendimento ao publico, no meu governo quero que o povo seja muito bem atendido e muitíssimo bem tratado”, afirmou agradecendo a oportunidade de levar esta mensagem ao povo de Santa Vitória e da região.