Durante a realização da 2ª Audiência Pública para apresentação do Diagnóstico Urbano Municipal para Resíduos Sólidos com Medidas Emergenciais para Santa Vitória, o Prefeito Salim Curi agradeceu a viabilidade do Plano, através da parceria entre a Prefeitura Municipal com Universidade Federal de Uberlândia – UFU e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES.
Em seguida a Professora, Doutora em Geografia, lotada no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia Ângela Maria Soares apresentou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que está sendo implantado no município, em várias etapas de trabalho. “O Plano vem com propostas e cronogramas para serem implementados para sanar de vez com as fragilidades na gestão de resíduos sólidas do município,” assegurou ressaltando que o município de Santa Vitória possui ações já implantadas, como a construção do aterro sanitário, destacando pelos investimentos, dentre os sete municípios que compõe o Grupo CIDES.
A Professora Vânia Figueiredo apresentou uma capacitação emergencial ao grupo de agentes que estará visitando tecnicamente a população do Bairro Brasil, a partir da próxima etapa da Audiência Pública. Logo após, ensinou o passo-a-passo de como montar uma composteira caseira reaproveitando o material orgânico descartado, diariamente, como lixo urbano. “convidamos todos os participantes para uma experiência, e também mudarem os seus hábitos e das pessoas que serão visitadas a partir da implantação do Plano utilizando esta técnica de compostagem, ou seja, dando um destino sutentável ao que seria lixo comum”, concluiu fazendo uma demonstração com as sobras das verduras.
A Professora, Mestre em Economia Ambiental, Janaina Borges mostrou a realidade do município de Santa Vitória, através de um material fotográfico e com visitas técnicas aos principais locais que produzem grande quantidade de lixo reciclável envolvidos na primeira etapa da implantação do Plano.
Cristina Martins, Secretária Executiva do CIDES falou sobre a importância do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e das parcerias firmadas entre os municípios participantes “a cada dia novas ações somam resultados às cidades no planejamento e execução de ações e projetos para o bem social”, finalizou.
O evento foi organizado pelos Secretários Municipais de Governo, Carlinhos Queiroz e de Agricultura e Meio Ambiente, Roberval Domingues Pereira com o apoio dos Engenheiros Ambientais Itamar Neto e Rodrigo Marquez Barbosa.