- Início
- Galeria dos Prefeitos
- Salustiano Vasconcelos de Moraes
SALUSTIANO VASCONCELOS DE MORAES em 25 de outubro de 1937 nascia na região das Perobas, em Santa Vitória, Salustiano Vasconcelos de Moraes, filho de Genésio Franco de Moraes e Maria Primeira.
Aos dois anos de idade, em 30 de setembro de 1939, Moraes ficou órfão da mãe. Apos tornar-se órfaão ficou sob os cuidados da avó materna, Dona Mariquinha.
Moraes era cercado de cuidados da família e sempre procuravam socializá-lo e, inclusive, em 1942, participou como folião-mirim do primeiro Carnaval de Santa Vitória, na época, organizado pelo casal Chiquinho Goulart e Dona Fia.
Anos mais tarde, em 1947, o pai Genésio se casou com a cunhada Violeta Odete de Moraes.
Na sua historia acadêmica, mudou-se para Ituiutaba no intuito de estudar no Instituto Marden, depois foi pra Uberaba estudar no Colégio Triangulo.
Retornou a Ituiutaba, onde se formou em Contabilidade, Na Escola Técnica de Comercio Barão de Mauá. No ano seguinte, retornou à Santa Vitória, ficando na lida ao lado do seu pai.
Na época em que ainda era estudante, Moraes foi eleito vereador por Santa Vitória, entre 1958 e 1963, na gestão de Eudóxio Cândido Severino (Dona Cândido).
Com 24 anos, em 28 de julho de 1962, Moraes casou em Ituiutaba com a jovem Maria Aparecida Gouveia que lhe deu 03 filhos: Genésio (Genesinho), Fábio e Flávio.
Em 1966, o pai Genésio veio a falecer. Com a falta do patriarca fez com que aumentasse a responsabilidade de Moraes, que passou a administrar os bens da família. Os demais irmãos, ao todo quatro, eram muito jovens para assumir tamanha responsabilidade.
Juntamente com vários outros produtores do município, reestruturou a antiga Associação Rural (fundada por Geraldo Batista Franco, o Nenzinho Batista) e criou o Sindicato Rural de Santa Vitória, fundado em 30 de junho de 1968 e fora seu primeiro presidente, ficando no cargo até 05 de novembro de 1969.
O espírito de liderança de Moraes não parou por ai, pois, em 1970, foi eleito prefeito de Santa Vitória, exercendo o mandato de dois anos na época, 1971 e 1972.
Dentre as realizações de seu governo, a pavimentação asfáltica ligando o trevo da rodovia BR365 a Santa Vitória, bem como da primeira pavimentação no centro da cidade, passando pela Avenida Genésio Franco de Moraes, Rua Goiás Avenida Acre e Rua Jk. Também, destaque para a construção do Terminal Rodoviário, primeiro serviço de distribuição de água (com perfuração de poços artesianos e reservatório de 125 litros de água) ampliação da rede de esgoto, reforma e aparelhagem do Hospital Genésio Franco de Moraes, instalação de torres repetidoras de TV, criação da Banda de Musica, construção do prédio da Escola Municipal “São José”, implantação do Mobral nas escolas e aumento do número de escolas rurais, deixando 56 escolas em funcionamento.
Morais participou do Lions Clube e, posteriormente, do Rotary Club e do Santa Vitória Clube. Anos depois, em 5 de novembro de 1978, Moraes assumiu pela Segunda vez a presidência do Sindicato Rural, ficando até 01/11/1981. Nesta segunda passagem pela entidade, transferiu a sede parque de Exposições. E foi em gestão, em 1981, que realizou a primeira festa de Exposição Agropecuária de Santa Vitória. Moraes exerceu ainda o terceiro mandato, de 01/01/2006 a 31/12/2008.
Em1982, Moraes candidatou-se a prefeito com seu amigo Katiau. O momento mais difícil em sua vida aconteceria no ano de 1988, com a perda do seu filho caçula, Flávio.
Mesmo não exercendo cargo público, Moraes continuou acompanhando o movimento político, inclusive, atuou nos bastidores que conduziu o filho Genésio Franco de Morais Neto ao cargo de prefeito, na eleição de 2012. Hoje, Moraes continua atuando na administração de seus bens e faz questão de enfatizar ainda que se sente realizado como “filho, pessoa e pai”.