O Centro de Controle de Endemias de Santa Vitória concluiu, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, a realização do terceiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2025. A ação contou com o trabalho conjunto dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, que percorreram imóveis na sede do município e nos distritos de Chaveslândia e Perdilândia.
O levantamento tem como objetivo principal identificar índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de indicar os principais criadouros e as regiões com maior concentração de focos.
O resultado deste levantamento apontou que Santa Vitória e seus distritos estão em situação de risco médio, ou seja, existe a presença significativa de focos do mosquito, o que pode favorecer a ocorrência de casos, especialmente com a aproximação do período chuvoso.
A Vigilância em Saúde reforça que, mesmo com as ações de controle sendo mantidas, a participação da população é essencial. É necessário eliminar qualquer objeto que acumule água, manter quintais limpos e permitir o acesso dos agentes às residências para as inspeções.
Com a chegada das chuvas, a tendência é que os casos de arboviroses aumentem. Por isso, é fundamental que as medidas preventivas sejam reforçadas desde já, evitando a proliferação do mosquito e protegendo a saúde de todos.
Os trabalhos de vigilância e controle seguem normalmente no município.


