Em preparação para a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2025, a coordenação do Centro de Controle de Endemias e da Vigilância Epidemiológica de Santa Vitória promoveu, nesta semana, um treinamento específico com os agentes de endemias do município.
A capacitação foi uma replicação prática e teórica do curso promovido pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba, realizado no último dia 28 de julho. A ação visa garantir que todos os profissionais envolvidos estejam atualizados tecnicamente sobre os procedimentos corretos de vacinação de cães e gatos, além das estratégias de abordagem segura e orientações aos tutores.
Segundo a coordenação local, o treinamento fortalece a qualidade da campanha e assegura que as equipes atuem com mais preparo e eficiência em campo.
A Campanha de Vacinação Antirrábica em Santa Vitória terá início no dia 4 de agosto, com ações no bairro São João e no bairro Dom Alexandre e na zona rural. Em seguida, a vacinação será estendida para todos os bairros da cidade, além dos distritos de Chaveslândia, Perdilândia.
A raiva é uma doença grave, de alta letalidade, que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. A vacinação anual de cães e gatos é a principal forma de prevenção e proteção da saúde pública.
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Controle de Endemias, reforça o chamado à população para que todos os tutores após identificar os agentes de endemias, colaborem no momento da vacinação.