Você está aqui:

Mais de 48 toneladas de pneus são recolhidas em ação do Centro de Controle de Endemias em Santa Vitória

O Centro de Controle de Endemias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma grande ação de coleta de pneus inservíveis no município, totalizando 48 toneladas de materiais recolhidos. O trabalho é parte das estratégias permanentes de prevenção às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

O destaque dessa ação vai para o incansável trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, que percorrem os bairros, vistoriando imóveis, orientando moradores e realizando a coleta de pneus descartados de forma irregular — um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Esse trabalho só é possível graças à dedicação dos nossos agentes. Eles estão diariamente nas ruas, lidando com sol, chuva e todo tipo de desafio, para proteger nossa população”, ressaltou Patrícia Fernandes Santiago, coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Segundo Alexsandre Divino Ferreira, coordenador de Endemias, a colaboração da população é fundamental:
“Orientamos que os pneus inservíveis sejam armazenados de maneira adequada até que os agentes realizem o recolhimento. Cada ação conjunta é um passo importante na luta contra as doenças transmitidas pelo mosquito.”

A coordenação lembra que o descarte correto de materiais e o cuidado com os quintais são atitudes simples que fazem grande diferença. E reforça: por trás de cada pneu retirado das ruas, existe o esforço e o compromisso dos profissionais que estão na linha de frente do combate às endemias.

A destinação final dos pneus será para empresas devidamente cadastradas para procedimentos técnicos em que os pneus são descaracterizados de sua forma inicial, e que seus elementos constituintes são reaproveitados, reciclados ou processados por outra(s) técnica(s) admitida(s) pelos órgãos ambientais competentes, observando a legislação vigente e normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos ambientais adversos.

Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde de todos!

Notícias Relacionadas