Você está aqui:

Comunidade Santavitoriense revive sua história em visitas à Casa da Cultura

Desde a inauguração da obra de restauro, a visitação à Casa da Cultura “Aníbal Clemente de Souza” desperta a curiosidade e o desejo de entender os acontecimentos que fazem parte das memórias, através do contato com documentos, objetos ou peças em exposição, que remetam a determinada parte da história, favorecendo a compreensão das mudanças culturais ao longo do tempo.

Somente um olhar cultural dá a esse ambiente a importância que lhe é devida: a Casa da Cultura representa um laboratório da história com um rico patrimônio cultural que abriga a memória de nossa comunidade, tornando-nos ainda mais integrantes de nossa história, à medida que compreendemos tratar-se de local de proteção da memória coletiva.

O bem protegido não é apenas um local de preservação, mas também um espaço de educação e cultura, onde podemos aprender sobre nosso passado, compreender nosso presente e vislumbrar nosso futuro. Mais do que nunca, o imóvel foi reconhecido como importante espaço de preservação do patrimônio cultural.  É através de iniciativas como esta que garantimos que as próximas gerações possam apreciar e aprender com a riqueza de nossa história, reavivando e construindo memórias.

Com esse objetivo, vários alunos da rede pública do município já conheceram o acervo da Casa Cultura, além de pessoas da comunidade, que registram entusiasmo e emoção ao vivenciar essa experiência enriquecedora, muitos deles relembrando momentos vividos.

“Por meio do Patrimônio Cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Preservar e valorizar os elementos culturais é uma premissa da administração mantendo assim viva a nossa identidade”, disse o Secretário de Cultura e Turismo, Davi Júnior.

 “O desgaste pelos elementos naturais é comum em qualquer tipo de edificação e, portanto, a restauração visou conservar, reparar, proteger e dar vida a esse bem tão importante, garantindo com isso que as futuras gerações tenham a oportunidade de se conectar com suas raízes, compreender sua herança cultural e apreciar a diversidade que moldou a sociedade ao longo dos tempos em nossa cidade”, conclui o Prefeito Salim Curi.

A Casa da Cultura está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 08h00min às 11h00min e das 13h00 às 18h00min.

Notícias Relacionadas