Você está aqui:

Conselho Municipal do Patrimônio Cultural reúne-se para tratar de assuntos sobre políticas de proteção

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Santa Vitória reuniu-se na última semana na sala de reuniões, no UAITEC para discutir assuntos relacionados à proteção do Patrimônio Cultural e as ações que estão sendo realizadas e que ainda será realizado no decorrer deste ano.

A reunião teve seu início ao som da vitrola de vinil anos 70 e com uma brilhante apresentação musical ao som do violão na voz de Hiada Guimarães, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Abriu os trabalhos da reunião o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Davi Júnior, que agradeceu a participação e dedicação dos membros e Equipe Técnica do Conselho do Patrimônio Cultural parabenizando a todos pela excelente contribuição, através do trabalho voluntário, que tem por finalidade assessorar a Seção do Patrimônio Cultural, no que diz respeito à preservação e valorização dos bens de valor cultural.

Também estiveram presentes na reunião membros e Equipe Técnica do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural; Maria das Dôres Marques Soares, Maria Lúcia Cali de Paiva, Hiada Maria Silva Guimarães, Danilo Gonçalves de Melo, Kaylla Layessa Pereira Pires, Luciene Maria de Jesus Souza; a Arquiteta Bruna Mikaelle Pereira Silva, o historiador e Geógrafo Cláudio Scarparo da Silva; a Servidora Municipal Onedina Parreira de Araújo e a representante da Imprensa Iasmim Maria de Freitas.

O historiador, Cláudio Scarparo, fez apresentação do Guia de Prospecção Arqueológica com uma iniciativa inovadora, mobilizando conhecimentos e compreensão em arqueologia de mapeamento geomorfológico e cultural das serras do Município. Uma nova ferramenta de importância e relevância para promover a conservação do Patrimônio Cultural, visando expandir a compreensão da história pré-colonial, impulsionar pesquisas multidisciplinares, fomentar o turismo educativo e científico, iniciativa que visa, assim, enriquecer o Patrimônio Histórico e Cultural, ampliando o conhecimento e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Ao final da reunião os presentes visitaram a Casa da Cultura “Aníbal Clemente de Souza”, para acompanhar o andamento das obras de restauro desse importante patrimônio histórico centenário, que possibilitará à comunidade se apropriar desse espaço público e transformá-lo, a fim de promover e administrar a sua própria cultura.

Notícias Relacionadas