Você está aqui:

IMA realiza força-tarefa contra raiva animal em Santa Vitória

O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA/MG), realizou força-tarefa com intuito de prevenir a raiva nos rebanhos e conscientizar a sociedade sobre essa grave zoonose. A operação foi entre os dias 4 a 8 de março, no município de Santa Vitória, no Distrito de Chaveslândia, que faz divisa com estado de Goiás.

O trabalho da equipe de servidores da instituição incluiu a averiguação de locais que podiam abrigar a espécie do morcego hematófago, principal transmissor da raiva para os herbívoros (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos), e conscientização da população em geral, com destaque para os produtores rurais, por meio de ações educativas.

Foram capturados 55 morcegos hematófagos em 3 abrigos diferentes, sendo um natural e dois artificiais. Os morcegos capturados foram tratados com pasta vampiricida e posteriormente foram soltos em seu habitat natural. Em paralelo, aconteceram ações educativas em escolas, reunião com agentes de saúde, vigilância epidemiológica e departamento de endemias e visitas técnicas à revendedores de insumos para uso animal.

Tudo isso para alertar à população sobre o perigo da raiva, orientando para que não manipulem nenhum tipo de morcego, quais as espécies de animais que podem ter a doença, formas de transmissão dessa, importância do produtor rural vacinar seus rebanhos contra a raiva e em caso de qualquer suspeita da doença em animais de produção, notificar ao IMA imediatamente.

Vale salientar que essas ações vêm sendo realizadas desde o final do ano de 2023 no município, incluindo propriedades rurais do distrito de Chaveslândia, reforçando aos produtores rurais que vacinem seus rebanhos anualmente, já que a vacina é a principal forma de prevenção da raiva.

A força tarefa contou com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Santa Vitória.

Notícias Relacionadas