A Escola Municipal São José realizou recentemente em seu auditório a entrega de medalhas e certificados aos alunos, referente a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “Em 2021 plantamos a sementinha da astronomia em nossa escola, mas foi o suficiente para buscarmos o OURO e PRATA e muitas participações em 2022 e 2023”, comentou a diretora da instituição Maria Diva.
O evento, de forma geral, tem estimulado muitos estudantes a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Incentivar os estudantes a participar desse tipo de atividade pode ser uma forma de contribuir com a escolha de qual trajetória irão seguir.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, podendo participar alunos desde o primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.
A OBA tem por objetivos estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.
Toda participação da escola só foi possível graças ao empenho da professora Patrícia Camila. Além da diretora da escola, Maria Diva, participaram do evento o prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, o vice-prefeito, Renato José de Paula, a secretária de Educação do município, Francisca Vânia.