Casa da Cultura, imóvel em estilo colonial, com alguns detalhes neo-clássicos, Bem Tombado do Município pela Lei nº 764 de 27 de março de 1989.
Dando continuidade aos trabalhos de preservação e conservação do Patrimônio Cultural, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizam a restauração da Casa da Cultura “Aníbal Clemente de Souza”, um importante patrimônio histórico que possibilitará a comunidade se apropriar desse espaço público e transformá-lo, a fim de promover e administrar a sua própria cultura.
A edificação será um local de encontros onde a sociedade local poderá compartilhar seus bens culturais, expressar sua arte e seus valores. A restauração permitirá o crescimento humano, social e cultural de Santa Vitória, permitindo que os moradores e visitantes conheçam e valorizem sua história e de seus antepassados.
A Casa da Cultura terá recepção para acolher os visitantes, Sala de Museu que contemplará a exibição do acervo histórico fotográfico e material do Município e Sala Multiuso para exposição de artesanatos, eventos, lançamentos culturais e outros. O entorno contará com uma Praça de Convivência externa bem iluminada, que permitirá a convivência e interação dos usuários em todos os períodos, oferecendo segurança e bem estar.
“Esse é mais um passo no sentido de valorizar o patrimônio cultural da nossa cidade. A Casa da Cultura preserva a história de Santa Vitória”, afirma o Secretário Fernando Bonito.
“É importante que as novas gerações tenham acesso e sintam-se conectadas com o passado e o desenvolvimento de um povo. Isso gera maior consciência, identificação, orgulho e zelo pela cidade. Para nós, deste governo, possibilitar a reabertura da Casa da Cultura significa devolver a identidade desta cidade, estamos nos empenhado para as ações da preservação da história de Santa Vitória”, concluiu o Prefeito Salim Curi.