Você está aqui:

Prefeitura de Santa Vitória realizará diagnóstico arqueológico no município

O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, recebeu, em seu gabinete uma comitiva liderada pelo o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Bonito para a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, da cidade de Diamantina/MG, UFVJM, com a finalidade de realizar uma pesquisa arqueológica do município de Santa Vitória.
O objetivo dessa parceria com a instituição, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Bonito é buscar a catalogação da história pré-colonial do município e da região, além do conhecimento arqueológico, paleontológico e o natural da evolução da história humana na nossa região.
“É um trabalho pioneiro, que vai nos possibilitar conhecer mais sobre os povos originários e as descobertas arqueológicas no município por meio de pesquisas cientificas, junto a professores e alunos da UFVJM, e por consequência aumentar a pontuação para o ICMS do patrimônio cultural seguindo a normativa do IEPHA – Instituto Estadual do patrimônio histórico e Artístico de Minas Gerais”, disse Fernando Bonito.
O prefeito Salim Curi falou sobre a importância de apoiar essa iniciativa que abrirá as portas do Município para mais pesquisas cientificas pela relevância desse assunto e da história dos grupos humanos que habitavam a região.
“Hoje, realmente, foi um marco histórico para o município. Temos um grande potencial a ser explorado nessa área. Estamos, desde o início do nosso mandato buscando formalizar esse convênio que está sendo celebrado com a UFVJM, para garantir um estudo aprofundado sobre a história e as riquezas culturais de Santa Vitória, de modo que preserve o patrimônio cultural local, potencialize o turismo e multiplique os conhecimentos entre a sociedade em geral”, pontuou o Prefeito Salim Curi.
Participaram da reunião a Controladora do município, Andreya de Fátima Lima, a diretora de Patrimônio Cultural, Maria das Dores (Dorzinha) e o historiador e geógrafo, Cláudio Scarparo.

Notícias Relacionadas