Visita em nascente marca o Dia Mundial da Água

Na quarta-feira (22) foi celebrada o Dia Mundial da Água pela Prefeitura Municipal de Santa Vitória por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Santa Vitória, em parceria com o Pró Mananciais/Copasa, com apoio dos colaboradores da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que realizou uma ação com uma visita in loco na nascente do Córrego da Divisa, município de Santa Vitória.

A ação teve como objetivo mostrar às crianças sobre a necessidade de recuperação de nascentes, além de mostrar as ações realizadas no local.

Para a visita contaram com a participação de 50 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São José, das professoras Fernanda Oliveira Lima Franco e Patrícia Gabriella Nascimento Capanema.

Estiveram presentes na ação os secretários municipais Sérgio Cunha Resende (meio ambiente e pesca), Márcio Quirino de Souza (Governo) e Roberto Domingues de Souza (Administração) – que ainda representou o Lions Clube de Santa Vitória, e dos técnicos Adilson Ferreira da Maia (assistente Socioambiental da UNOE – Unidade de Negócio Oeste da Copasa) e Mario Piazza Junior, da Copasa de Frutal.

Com a parceria da Copasa, aos alunos foram distribuídos materiais educativos, camisetas e copos d’água aos envolvidos na ação.

A recuperação desta Área de Preservação Permanente (APP) é uma medida compensatória pela obra de canalização do Córrego de Santa Vitória. Com isso, na ação foram apresentadas todas sobre as medidas de recuperação adotadas durante os anos de 2021, 2022 e 2023, com o cercamento da área total com 10 hectares, realização de curvas de nível e bolsões, combate às formigas e plantio de mil mudas nativas do cerrado, levando em consideração a importância do dia mundial da água para a conscientização de todos sobre a preservação dos recursos hídricos e relevância da água.