No sábado (22) de outubro, o Rancho do Paquinha foi palco do 9º Passeio Aquático Ecológico de Santa Vitória para um grande número de pessoas motivadas em colaborar para a limpeza e conservação dos rios Paranaíba, Tijuco, Prata e São Jerônimo. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, Associação dos Pescadores Esportivos de Santa Vitória – APESV e ARPA, além de vários outros parceiros do evento.
Para recolher os resíduos flutuantes que causam grande impacto à biodiversidade, as equipes participantes da ação ambiental entraram no rio e percorreram parte do seu leito. Com os trabalhos executados ao longo de todo o dia, as equipes participantes retiraram mais de oito toneladas de materiais, entre pneus, garrafas, latas, arames, fogão, geladeira, sofá, além de grande quantidade de plásticos, embalagens e outros tipos de resíduos que estavam poluindo os recursos hídricos.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito ressalta que a ação tem como objetivo a conscientização dos santa-vitorienses para preservação do manancial, principalmente dos rios que deságuam no lago da Usina Hidrelétrica de São Simão e que banham os municípios de Santa Vitória, Ipiaçu, Ituiutaba, Gurinhatã, Goverlândia e Quirinópolis.
O Prefeito Salim Curi participou ativamente da ação e agradeceu a presença e a participação de todos. Ao lado do Vice-Prefeito Renato José de Paula e do Presidente da Câmara Municipal Juninho da Lazinha, secretários, vereadores e de alguns participantes, estes que percorreram quase todos os 80 km de extensão dos rios, reconhecendo a importância do trabalho de todos que se envolveram para salvar os rios Tijuco, Prata e São Jerônimo.
“Esta ação é de grande importância ao meio ambiente, basta olhar a quantidade de resíduos coletados, e contamos também com o apoio de instituições parceiras, das equipes participantes e da população aqui presente, em busca de preservar os recursos hídricos do nosso município”, disse o Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito.
Foram inscritas 52 equipes participantes da 9ª edição Passeio Aquático Ecológico de Santa Vitória, que retiraram cerca de oito toneladas de resíduos nos rios Tijuco, Prata e São Jerônimo. As ações começaram por volta das 8h, com o objetivo de recolher os resíduos que são dispostos inadequadamente nas margens dos rios.
Durante todo o dia aproximadamente 200 pessoas acompanharam e se sensibilizaram pela grande quantidade de resíduos coletados pelos integrantes das equipes para o local especialmente preparado para receber e acomodar a grande quantidade de resíduos e com placas identificadas.
Os materiais foram destinados ao local de coleta de reciclagem da cidade, localizado próximo ao aterro sanitário e doados aos catadores para serem comercializados dando a destinação correta aos resíduos recolhidos no evento.
Durante a cerimônia de encerramento da 9ª edição do Passeio Aquático Ecológico de Santa Vitória, a premiação foi entregue às cinco equipes que conseguiram retirar a maior quantidade de resíduos dos rios, por volume, como reconhecimento pelo esforço e apoio ao evento, valor doado pela CMAA – COMPANHIA MINEIRA DE AÇÚCAR E ALCOOL, sendo eles:
- 1º lugar: Equipe Vei do Rio n°06, composta pelos seguintes integrantes: Adriano Santana, Emerson e Leon Ferreira Santos;
- 2º lugar: Equipe Recanto da Lua n°05, composta pelos seguintes integrantes: Sebastião dos Santos, Eliana Cristina e Gabriel Santos;
- 3º lugar: Equipe DIGSAT FISH n°08, composta pelos seguintes integrantes: Anabor Medeiros Filho, Isabel Soares e Francisco Chagas Costa;
- 4º lugar: Equipe Rebojo n°41, composta pelos seguintes integrantes: Euripedes Alves, Riani Xavier e Mariozan de Freitas;
- 5º lugar: Equipe Santa Vitoria Fish n°03, composta pelos seguintes integrantes: Adalto José Fonseca de Lima, Jairo Júnior da Silva e Juninho da Lazinha.
Vale ressaltar que, foi realizado um sorteio dos brindes doados pelos colaboradores do evento, a iniciativa privada e a sociedade civil, à todas as equipes presentes, sendo dois brindes maiores: 01 barco Multi Naútica pela parceira ARPA, e 01 carretinha pela parceira APESV.
O evento contou com total segurança pelo apoio e presença da Policia Militar de Meio Ambiente (Sargento Clayber e Sargento Crézio), do Corpo de Bombeiros (Sargento Basílio e Soldado Geraldo Rocha), de uma equipe da Secretária de Saúde composta por uma equipe médica com ambulância e pela Marinha do Brasil (Comandante Euzébio, Sargento Ribeiro e Cabo Matheus), em tempo integral.
O secretário Fernando Bonito finalizou o evento agradecendo a colaboração de vários parceiros que engrandeceu o evento, o qual foi sucesso absoluto pelo companheirismo e apoio, sendo um dia muito alegre, festivo onde todos praticaram atividades de educação ambiental, sendo eles a CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA VITÓRIA, CMAA – COMPANHIA MINEIRA DE AÇÚCAR E ALCOOL, CATUPIRY, ARPA, APESV – ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES ESPORTIVOS DE SANTA VITÓRIA, USINA SANTA VITÓRIA DO GRUPO JALLES MACHADO, FACA NA REDE, MULTI NAÚTICA, SANTA VITÓRIA JARDINAGEM E PAISAGISMO e SINDICATO DE PRODUTORES RURAIS, além dos vários comércios que doaram os brindes.