Você está aqui:

A Prefeitura de Santa Vitória em parceria com a EMATER, SEBRAE e ANA realizaram encontro sobre “Produtor de Água”

O Município de Santa Vitória por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Meio Ambiente e Pesca e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a parceria da EMATER, SEBRAE e ANA – Agência Nacional das Águas realizam na tarde desta quarta-feira dia 16 de março uma reunião sobre o Programa Municipal de Conservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais – PSA- Produtor de Água na sede da ACISV.

A reunião contou com a palestra dos representantes da ANA, Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico Ewandro Andrade Moreira e Coordenador de Conservação de Água e Solo Henrique Pinheiro Veiga, os quais ressaltaram várias orientações importantíssimas ao Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, inclusive com apresentações de estudos da Bacia do Invernada/Cachimbo principal fonte de água que abastece a cidade de Santa Vitória que vem recebendo investimentos para a preservação das nascentes.

A reunião teve como principais objetivos: demonstrar como formar uma parceria entre instituições que atuam no município; implementação do projeto Bacia do Invernada visando a execução de ações de conservação de solo e água integradas com atividades agrícolas; importância do pagamento por serviços ambientais para produtores rurais.

O Prefeito Salim Curi ao fazer uso da palavra agradeceu pelos novos conhecimentos trazidos para os produtores e lideranças políticas que estão atuando nesse belíssimo projeto que contribui para a preservação das nascentes e garante água para as futuras gerações. Enfatizou o trabalho das secretarias de Meio Ambiente e Pesca e de Agricultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como dos demais parceiros.

O secretário Mauricio Lorena Filho discorreu sobre todo o trabalho executado, apresentou dados sobre os investimentos, nominou e agradeceu todos os parceiros.

Para finalizar o evento falou sobre um dos aprendizados do dia: “A água não aproveitada nas propriedades da nossa região deságua na Argentina”, para refletir sobre a atuação e melhor aproveitamento das ações.

Notícias Relacionadas