Secretaria Municipal de Saúde realizou o 1° LIRAa de 2022 em Santa Vitória

Foi realizado pela Secretaria de Saúde o 1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti) de 2022, entre os dias 17 a 21 de janeiro, para gerar informações oportunas a fim de aumentar a eficácia do controle e combate ao vetor Aedes aegypti.

Secretaria Municipal de Saúde realizou o 1° LIRAa de 2022 em Santa Vitória

Foi identificado que o município de Santa Vitoria está em situação de alto risco com relação à transmissão de doenças causadas pelo mosquito. A cidade apresentou índice geral de 7,5%.

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, conseqüentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue.

O atual índice, mantém o município em alerta, para elaboração e execução de ações estratégicas de combate ao mosquito.

O Departamento de Endemias alerta para a necessidade de adoção de medidas que eliminem focos do mosquito causador da dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus. É importante ressaltar que a eliminação dos criadouros predominantes depende da ajuda, colaboração e atitude de toda a população.

A ajuda e colaboração da população são imprescindíveis para o controle e combate ao mosquito transmissor da dengue. É hora de todos agirem; a dengue tem que acabar.