Jurubeba está em plena safra no horto municipal da secretaria de Meio Ambiente

Uma das PANCs, a jurubeba, cultivada no horto municipal da secretaria de Meio Ambiente e Pesca da Prefeitura de Santa Vitória está em plena safra. Os frutos da jurubeba são de sabor amargo e utilizados na fabricação de chás, bebidas alcoólicas e conservas. A jurubeba também possui inúmeros benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, além de agir contra a febre, proteger o fígado e ser um ótimo tônico vascular.

Jurubeba está em plena safra no horto municipal da secretaria de Meio Ambiente

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Bonito, além de fazer conservas também serão aproveitadas as sementes para novas mudas. Também sugeriu que o diretor de Meio Ambiente, Mariozam de Freitas explicasse os benefícios da jurubeba, uma PANC, bastante conhecida na nossa região.

“Quando falamos em PANCs, referimo-nos às plantas ou a partes de plantas que podem ser utilizadas na alimentação, mas que não são usadas no dia a dia das pessoas em geral. Desta vez, vamos falar sobre a jurubeba, também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, juribeba e jurupeba, é mais conhecida por seus usos medicinais do que culinários. Suas raízes e frutos são ricos em propriedades estimulantes, laxantes e tônicas, eficazes contra diabetes além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço. Na culinária seus frutos são consumidos in natura ou na forma de bebidas alcoólicas, de alto amargor”, disse Mariozan de Freitas.