Em alusão à data, que foi no dia 08 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde com o propósito de levar informações aos usuários, e assim diminuir o índice de morte por doenças cardiovasculares, causadas pelo colesterol alto no sangue.
Para conscientizar todos sobre os problemas gerados pelas altas taxas de colesterol no organismo, como derrame e infarto em casos mais graves, foi instituído o dia 08 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.
Os pacientes que aguardavam atendimento receberam palestras sobre o tema, com orientações sobre o consumo dos alimentos, já que o colesterol está presente em quase todos.
De acordo com a nutricionista, Fernanda Franco, uma das opções para o controle do colesterol elevado é manter uma alimentação adequada, ou seja, rica em fibras, presentes nos vegetais como frutas, legumes e verduras, pois as cascas, bagaço e sementes “varrem” o colesterol presente no intestino, não deixando ele ser absorvido. A alimentação adequada também afasta os fatores de risco com Diabetes Tipo 2 e Hipertensão.
Dicas para reduzir o colesterol:
Coma mais frutas;
Pratique atividade física;
Evite frituras;
Consuma mais fibras.
A coordenadora dos PSFs, Renata Alves, ressalta a importância desse tipo de ação na atenção básica para orientação e prevenção relacionada à saúde da população.