Você está aqui:

Saúde promoveu atividade alusiva ao Julho Amarelo em Chaveslândia

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em parceria com o PSF José Paulo Fernandes, promoveu em Chaveslândia uma atividade alusiva ao Julho Amarelo – mês de conscientização sobre as hepatites virais. As hepatites ainda são um problema de saúde pública, e a hepatite B tem uma relação muito próxima com o câncer de fígado.

Saúde promoveu atividade alusiva ao Julho Amarelo em Chaveslândia

Na oportunidade, além de palestra sobre as doenças hepáticas, foram ofertados testes para diagnóstico da doença.

“Achei ótima essa ação. Fico feliz em ver que a Administração Municipal se preocupa com a saúde, segurança e bem-estar da população”, comentou a enfermeira Zilda Lopes Pereira Salazar.

Sobre o assunto, o secretário Geraldo Júnior destacou que, apesar da pandemia do novo coronavírus, é importante que as pessoas atentem para outras patologias que precisam de acompanhamento e de alerta por meio das campanhas de conscientização.

Hepatites
As hepatites virais são infecções causadas por vírus que agridem o fígado podendo levar a complicações como cirrose, câncer (hepatocarcinoma) até a morte. São conhecidos 5 vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV), sendo que os vírus A B e C são os mais frequentes no Brasil. São doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas, mas quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. É importante o diagnóstico das hepatites B e C para instituir o tratamento precocemente. O diagnóstico das hepatites B e C é realizado por meio do teste rápido, disponível nos serviços de saúde.

Notícias Relacionadas