A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em parceria com o PSF José Paulo Fernandes, promoveu em Chaveslândia uma atividade alusiva ao Julho Amarelo – mês de conscientização sobre as hepatites virais. As hepatites ainda são um problema de saúde pública, e a hepatite B tem uma relação muito próxima com o câncer de fígado.
Na oportunidade, além de palestra sobre as doenças hepáticas, foram ofertados testes para diagnóstico da doença.
“Achei ótima essa ação. Fico feliz em ver que a Administração Municipal se preocupa com a saúde, segurança e bem-estar da população”, comentou a enfermeira Zilda Lopes Pereira Salazar.
Sobre o assunto, o secretário Geraldo Júnior destacou que, apesar da pandemia do novo coronavírus, é importante que as pessoas atentem para outras patologias que precisam de acompanhamento e de alerta por meio das campanhas de conscientização.
Hepatites
As hepatites virais são infecções causadas por vírus que agridem o fígado podendo levar a complicações como cirrose, câncer (hepatocarcinoma) até a morte. São conhecidos 5 vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV), sendo que os vírus A B e C são os mais frequentes no Brasil. São doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas, mas quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. É importante o diagnóstico das hepatites B e C para instituir o tratamento precocemente. O diagnóstico das hepatites B e C é realizado por meio do teste rápido, disponível nos serviços de saúde.