A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, diagnósticos, tratamento, redução de danos e trata-se da principal porta de entrada do SUS.
Atualmente, Santa Vitória conta com sete equipes de atenção à saúde, sendo uma delas o PSF José Carlos Rodrigues, localizado no bairro Vila Rica.
Segundo a coordenadora geral dos PSFs Renata Alves Rodrigues, a unidade conta com uma equipe de 22 multiprofissionais, sendo uma médica da estratégia da família, quatro técnicos de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde (urbano e rural), um dentista uma técnica em saúde bucal, é uma auxiliar de saúde bucal, duas recepcionistas, dois servidores em serviços gerais, é um motorista.
A unidade presta atendimento médico individual, visitas domiciliares de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, realiza procedimentos de curativos, glicemia capilar, testes rápidos, solicitação de mamografias e Raios-X, aferição de pressão arterial coletas de citopatológicos, dentre outros.
Para o secretário municipal de Saúde Geraldo Júnior, o grande diferencial dos PSFs de Santa Vitória, dentre eles o PSF Dr. José Carlos Rodrigues, é poder contar com equipes de saúde da família preocupadas em cuidar da nossa população.
“No PSF Dr. José Carlos Rodrigues da Silva, por exemplo, o serviço prestado à comunidade é muito bom, onde os profissionais tratam todos com respeito, educação e carinho, e isso faz um grande diferencial no atendimento à população. Só tenho a agradecer o empenho de cada profissional pelo excelente atendimento”, finalizou.