A Secretaria Municipal de Educação e Cultura participa, mais uma vez, da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, hoje em sua 8ª Edição.
O trabalho propõe pensar a Educação Patrimonial como subsídio a novos posicionamentos sociais e fomento de novas rotinas e relações com o patrimônio, em qualquer de suas expressões, adotando a produção de documentário, que propõe um suporte diferenciado à prática em Educação Patrimonial. O documentário é da ação educativa desenvolvida com o Bem Inventariado do Município.
A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, e teve sua inspiração inicial na experiência das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.
Em Minas Gerais, nas últimas edições realizadas, mais de 1.500 proponentes promoveram cerca de 3.500 ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 600 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.
Todas as informações sobre como participar da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais estão disponíveis no site do Iepha-MG.