Implantado em três de julho de 2018 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o consórcio CISTRI, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou o terceiro ano de atividade no município de Santa Vitória.
Ao longo destes três anos, o SAMU tornou-se imprescindível para Santa Vitória, levando assistência de urgência e emergência de qualidade para toda a população do Município.
O atendimento especializado se inicia na casa ou local da ocorrência da urgência/emergência e na sequência conecta pacientes aos serviços de saúde, de acordo com a complexidade necessária para seu atendimento, no Pronto Atendimento Jerônimo Teodoro. E foi assim que nestes três anos, trabalhando em equipe com toda a rede de serviços de urgência e emergência, o SAMU de Santa Vitória salvou muitas vidas e evitou que muitas pessoas convivessem com sequelas graves.
De 2018 até hoje (16/07), foram realizados 2.916 atendimentos com suas ambulâncias. Maior parte dos atendimentos são por causas clínicas ou traumáticas.
Segundo relatório, a faixa etária que mais procurou pelo atendimento do SAMU estão entre 20 e 60 anos de idade. Por sexo, o público masculino exigiu mais, sendo atendidos 1.570 homens e 1.346 mulheres.
Em alguns atendimentos, os socorristas do SAMU contaram com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves, foi acionada por 20 oportunidades.
Destaca-se, ainda, o transporte aeromédico do SAMU/CBMMG, que fez 21 atendimentos em Santa Vitória.
Segundo o secretário municipal de Saúde Geraldo Júnior, os profissionais estão em constante capacitação, para garantir permanentemente a qualidade do serviço e a humanização do atendimento de urgência e emergência, realizado pelo SAMU.
“Graças aos nossos socorristas, o SAMU está há três anos, salvando vidas e oferecendo mais segurança, conforto e respeito no socorro e transporte dos pacientes em Santa Vitória. Esta é uma conquista do Município que merece ser exaltada devido aos benefícios oferecidos a todos os munícipes”, pontuou.