Você está aqui:

Prefeitura promove Campanha do Programa de Controle da Doença de Chagas no Município

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Endemias, está realizando a Campanha Anual do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCh), que iniciou em junho, devendo se prolongar por aproximadamente dois meses.

Prefeitura promove Campanha do Programa de Controle da Doença de Chagas no Município

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Daniele Goulart, se trata de mais uma importante ação da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Departamento de Endemias, que é executada na zona rural, levando prevenção e tranquilidade à comunidade. “Esse trabalho preventivo também realizado no ano passado, é imprescindível para o combate ao barbeiro transmissor da Doença de Chagas”, destacou a Diretora.

O Coordenador do Controle de Endemias, Sebastião Alves dos Santos, enfatizou o seguinte: “Nossa equipe é devidamente treinada, obtendo assim, maior facilidade de identificação dos locais onde o inseto costuma ficar. Procuramos embaixo de colchões, atrás de quadros, móveis, chiqueiros e galinheiros, nas frestas das casas de taipa, etc. E quando não achamos o barbeiro, conseguimos identificar vestígios do inseto. Os barbeiros que são encontrados passam por análise em laboratório para identificar se estão contaminados com o vírus”. Segundo o Coordenador, o trabalho apresenta um excelente resultado, já que há vários anos, não há o registro de nenhum barbeiro que tenha sido encontrado e que esteja infectado pelo vírus.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior, é importante desenvolver ações como essa na zona rural, pois muitas pessoas não têm informações a respeito da doença e não conhecem o transmissor dela. “Apesar de ser realizada na zona rural, se trata de uma campanha de conscientização abrangente, pois toda a população precisa estar ciente que o barbeiro também pode ser encontrado na área urbana, portanto, a prevenção se torna de suma importância”, destacou o Secretário.

Notícias Relacionadas