Na manhã desta sexta-feira, dia 09 de julho, a Prefeitura de Santa Vitória deu o primeiro passo para o cumprimento do acordo de Cooperação Técnica N° 844/2021 com o Estado/INCRA. Numa solenidade simples, porém de suma importância, realizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram entregues vários Contratos de Concessão de Uso/CCU´s, notificações e orientações de regularização dos lotes dos Projetos de Assentamento, com a presença do Chefe do INCRA/Unidade Avançada do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Altamiro A. Ferreira Jr.
Na oportunidade, o prefeito Salim Curi aproveitou para esclarecer que sempre motivou a regularização dos lotes das famílias assentadas. “Temos um compromisso e o respeito com todos os munícipes, por isso, atuar de maneira efetiva é o nosso intuito para contribuir com o desenvolvimento daqueles que vivem no meio rural. Parabéns a todos pela conquista!”, concluiu.
Ao fazer uso da palavra, Altamiro A. Ferreira Jr., destacou o apoio do prefeito municipal sendo ponto fundamental para que tudo isso acontecesse. “Sem interesse do nosso Prefeito, nada acontece. E o que podemos ver aqui é isso, tudo só está acontecendo pelo fato dele ter dado todo apoio para que os trabalhos sejam realizados”, justificou.
o Chefe do INCRA/Unidade Avançada do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba falou das deficiências do INCRA em descolar até os municípios. Ainda explicou que a demanda de Projetos de Assentamentos para serem atendidos pelo Estado é grande, mas a partir de agora, as visitas serão realizadas de forma contínua, ou seja, pelo menos uma vez por mês, o município receberá a visita do Representante do INCRA, para coletar as demandas das famílias assentadas e proceder regularização da situação cadastral dos assentados junto ao INCRA, sendo que o município contará com servidores municipais para auxiliar, orientar e apoiar todos Assentamentos do município.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Agricultura, Maurício Lorena, a força de vontade política entre as instituições e com o apoio da gestão municipal foi possível desenvolver os trabalhos.
‘‘As várias famílias dos Projetos Assentamento terá na Secretaria Municipal de Agricultura um braço do INCRA. Nessa Gestão temos o compromisso de oferecer todo o suporte necessário, inclusive a contratação de colaboradores para atender e auxiliar as famílias cadastradas na agricultura familiar de uma forma ativa. Na medida do possível, estamos regularizando a situação dos assentados para que eles tenham acesso aos benefícios do fomento mulher, cujo valor estimado, de R$5.000,00 (cinco mil reais), colabora para a continuidade dos investimentos nas propriedades. Ainda buscaremos outros recursos financeiros, disponibilizados pelo o INCRA para às unidades familiares desenvolver suas atividades no campo com acessos a políticas sociais e segurança jurídica’’, afirmou o secretário durante o encerramento do evento.