A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca preocupada com a sustentabilidade chama a atenção para o descarte adequado do óleo de cozinha usado. Visto que, o óleo de cozinha usado não deve ser despejado no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.
O óleo de cozinha é um dos produtos domésticos mais perigosos para o meio ambiente. Quando descartado da forma incorreta, no sistema de esgoto das residências, ele pode contaminar o solo e prejudicar o ciclo da água. Além disso, ao se decompor, o óleo de cozinha libera gás metano, que é extremamente tóxico para a atmosfera e aumenta o efeito estufa. Ao descartar o óleo usado diretamente na pia ou na caixa de gordura, além de prejudicar a natureza, você pode gerar entupimentos e outros problemas no encanamento da sua residência.
A maneira correta de descartar o produto é armazená-lo em garrafas PET após o uso e encaminhá-lo para o ponto de coleta de óleo usado, sendo este na sede da secretaria, Rua Horácio Marques, n° 04 no bairro Dom Alexandre da cidade de Santa Vitória.
Uma vez colocado na garrafa com a ajuda de um funil, é preciso manter o óleo fora do alcance de crianças e animais domésticos, protegendo as embalagens do calor e da umidade para evitar vazamentos. O óleo também deve ser peneirado antes de ser armazenado em garrafas PET, para que os restos de alimentos e outras impurezas sejam eliminados.
Assim, esta ação simples busca a reciclagem deste óleo, utilizando-o na fabricação de sabão caseiro.