Em meio ao convívio com a frequente falta de UTI Covid-19 na região, com aumentos preocupantes de contaminações e óbitos, Santa Vitória completa nesta sexta-feira, dia 21 de maio, um ano do registro de seu primeiro caso confirmado de Covid-19, um morador do distrito de Chaveslândia. Hoje, o Município já contabiliza 1.502 casos.
Na época, antes da primeira confirmação, o enfrentamento à pandemia já havia obrigado o Município a tomar medidas que impedissem a circulação de pessoas, com decretos suspendendo eventos municipais, reuniões, inaugurações e palestras realizadas pela administração direta ou indireta, culminando com a flexibilização do funcionamento do comércio
Santa Vitória fechou o ano de 2020 com 467 casos, 443 curados e cinco óbitos pela Covid-19.
A partir de dezembro, quando o país registrou seu primeiro colapso por falta de oxigênio e começou a se falar em mutações do Sars-Cov-2, a pandemia passou a ter um vírus mais potente e letal, com mudanças significativas também no perfil de pacientes contaminados.
E Santa Vitória também não ficou para trás neste sentido, com aumento preocupante no número de casos e de óbitos por Covid-19, com destaque para o falecimento do médico e ex-prefeito Lourival Domingues Franco em 25 de janeiro.
Neste momento, Santa Vitória contabiliza 1.502 casos positivos de Covid-19 e 27 óbitos em decorrência da doença.
Destes casos, 2.137 pessoas apresentaram síndrome gripal, mas testaram negativo para coronavírus. Atualmente, 1.401 pessoas já se recuperaram totalmente da Covid-19 e 73 pessoas estão em recuperação da enfermidade.