Você está aqui:

Prefeitura decreta luto oficial pela morte do ex-prefeito, o médico Dr. Lourival Domingues Franco

O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito, o médico Lourival Domingues Franco, 73 anos, ocorrida na tarde de segunda-feira, 25, em virtude de complicações da COVID-19.

Dr. Lourival deixa um legado de contribuição para o desenvolvimento econômico e social do município de Santa Vitória. Prefeito por dois mandatos: 01/01/1989 a 31/12/1992 e 01/01/1997 a 31/01/2000 conduziu os trabalhos do Executivo sempre com muita responsabilidade, respeito e dedicação.

O Prefeito Salim Curi lamentou profundamente o falecimento do ex-prefeito, a quem teve a oportunidade de reconhecer os feitos pelo Município, numa homenagem onde reuniram-se os ex-líderes políticos e respectivas ex-primeiras-damas.

Foto durante a Sessão Solene, onde foi entregue uma Placa de Homenagem ao Ex-Líder político pelos seus mandatos da história e feitos que contribuíram para o desenvolvimento do município

No ato da Sessão Solene, foi entregue uma Placa de Homenagem ao Ex- Líder político pelos seus mandatos da história e feitos que contribuíram para o desenvolvimento do município. Na entrega da placa foi realizada a leitura do currículo do homenageado:

LOURIVAL DOMINGUES FRANCO, filho de Reinaldo Franco de Moraes e Maria Conceição de Moraes, nasceu em Santa Vitória dia 16 de janeiro de 1948, tem dois irmãos Ercílio Domingues Franco e Divina Franco Queiroz. Lourival estudou em Santa Vitória, Ituiutaba, científico em Uberaba e passou no vestibular de medicina em Florianópolis e Uberaba. Sua escolha foi Florianópolis e lá fez um belo curso, muito aprendizado e muita dedicação, trazendo uma bagagem como poucos médicos tem. Casou em Uberlândia com Maria Goreti da Glória Franco, filha de José da Silveira Guedes e Maria Guedes, no ano de 1973. Vieram para Santa Vitória onde residem a 47 anos. Desta união nasceram: Josienne Guedes Franco e Lourival Domingues Franco Filho, tendo dois netos Lourival Neto e Alberto neto.

Lourival foi prefeito de Santa Vitória por 2 mandatos, fez muitas obras, lutou em todos os setores e conseguiu grandes feitos. Suas idas e vindas à Belo Horizonte e Brasília trouxe grandes benefícios para nossa cidade. Sempre junto a sua esposa Maria Goreti da Glória Franco lutando pelo social com ajuda de vários deputados, batalharam também pela causa dos trabalhadores rurais e pela agricultura. Abraçou a causa dos pescadores do Distrito de Chaveslândia.

Tinha grandes influências no campo político e não media esforços buscando recursos para várias áreas e dando uma grande parcela de contribuição para nossa Santa Vitória como: primeiro aparelho de ultrassom; construção do primeiro Ginásio Poliesportivo Coberto em Santa Vitória, denominado ‘Flávio Moraes’ e do Ginásio Poliesportivo de Chaveslândia ‘Valdir Nunes da Silva’; implantou e adquiriu os ônibus para o transporte universitário para as faculdades de Ituiutaba/MG e Quirinópolis/GO, diante da demanda existente já em 1989. Ainda realizou o primeiro concurso público do Município, com plano de cargos e salários para os funcionários.

Descentralizou a saúde pública no município com a reforma e ampliação do Posto de Saúde ‘Jerônimo Teodoro’ e a construção dos dois primeiros Postos de Saúde nos Bairros Dom Alexandre ( PSF Vicente Bonito, hoje em outro local) e PSF Vila Rica( em homenagem ao Médico José Carlos Rodrigues). De maneira inédita ofertou toda a assistência médica gratuita à população com internações, exames e plantões médicos utilizando todo o Corpo Clínico do Hospital Genésio Franco de Morais, no hospital municipal que se localizava na Avenida Genésio Franco de Morais, atual prédio da igreja ‘Sal da Terra’.

Também construiu duas creches, uma no Bairro Vila Rica ‘Maria Olivia de Castro’, hoje CEMEI ‘Luiza Maria de Paula’ e outra no BDA, atual CEMEI ‘Alcione Siqueira Rodrigues’, além da conquista de verbas também para construções de obras sociais e pavimentação asfáltica nos distritos de Chaveslândia e Perdilândia; reforma e ampliação da Cadeia Pública, construção de casas populares no BDA, com a respectiva pavimentação asfástica e os conjuntos habitacionais ‘Maria Moreira e João Bigode’; instalação do quartel da Polícia Militar, construção do Clube da terceira idade, conclusão da obra do Abrigo dos Idosos ‘Dionízio Souza Santos’ iniciada pela comunidade e administrada pela Comunidade São Vicente de Paula; adquiriu maquinários, patrol, pás-carregadeira, ambulâncias, vários veículos, caminhões. Nas suas administrações foram feitas muitas obras, tornando um marco divisor da história no desenvolvimento do município.

Considerando uma das maiores e importantes de suas obras foi à construção do Fórum Homero Santos, que foi de vez a emancipação política do município, ficando gravado para sempre a independência judiciária de Santa Vitória. Também foi iniciado o Projeto da suinocultura PIG Light, que veio para SANTA VITÓRIA por sua iniciativa, juntos aos investidores de São Paulo e hoje se tornou um grande projeto de Suinocultura e Bovinocultura de Corte no comando do Grupo Cabo Verde.

Notícias Relacionadas