Em Santa Vitória, o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou em três de julho de 2018. Desde então, em dois anos de serviços realizou 2.135 atendimentos, sendo 1.387 de causas clínicas, 79 pediátricas, 528 traumáticas, 61 psiquiátricas e 80 obstétricas.
O trabalho dos condutores socorristas e técnicos de enfermagem do SAMU é imediatista e pontual: atuam no primeiro atendimento aumentando a sobrevida e diminuindo sequelas, possibilitando, assim, a chegada mais rápida ao Pronto Atendimento Municipal Jerônimo Teodoro, para que o paciente possa receber o atendimento complementar necessário.
Atendimento aéreo, UTI móvel e apoio da Polícia Militar
Em 13 de julho de 2019, o SAMU de Santa Vitória, através da aeronave Arcanjo do Corpo de Bombeiros, fez o primeiro transporte de paciente, vítima de acidente de trânsito, para o hospital da UFU de Uberlândia.
Até a presentes data, segundo dados do CISTRI, foram onze atendimentos aéreos do SAMU/Corpo de Bombeiros em Santa Vitória. Somente um atendimento retornou à base sem paciente, que veio a óbito antes que fosse transferido.
Já a Unidade de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel, deu suporte em Santa Vitória, transportando 63 pacientes.
Nesse ínterim, destaca-se, ainda, que dos milhares de atendimento, 17 contaram com o apoio da Polícia Militar de Santa Vitória.
Muito a comemorar
Nesses dois anos, a lista de pessoas resgatadas e histórias vividas é grande, feito comemorado pela Administração Municipal. Para o secretário municipal de Saúde Geraldo Júnior, a população já reconhece o valor do serviço prestado pelo SAMU e sua importância. “O SAMU é um serviço de excelência que veio para ficar, sempre levando socorro e conforto para quem precisar do referido atendimento. Portanto, vejo que os resultados foram positivos nesses dois anos. Então, só temos a agradecer ao trabalho de nossos socorristas, bem como da equipe médica do P. A. Jerônimo Teodoro, que não mediram esforços para atender a população”, pontuou.
Como acionar o SAMU
Para usufruir do serviço do SAMU, que funciona ininterruptamente, a população deve entrar em contato com a Central de Regulação, por meio do número gratuito 192. O seu primeiro contato é com os telefonistas, que colhem dados como endereço e natureza da ocorrência. Posteriormente, a ligação é repassada para o médico regulador, que avalia o caso informado e classifica se é necessário o envio de ambulância de suporte básico, avançado ou se faz apenas orientações médicas.