Você está aqui:

A Administração Pública Municipal envia SUGESTÕES para o Minas Consciente

O Município de Santa Vitória participou de uma Consulta Pública, referente ao Plano Minas Consciente, na oportunidade apresentou exemplos de ações que deram certo no Município dando destaque ao protocolo utilizado pelas academias de ginástica, ainda apresentou sugestões para uma reabertura responsável, destacando o fato dos pequenos municípios não possuírem transporte público, bem como, das lojas manterem movimento discreto, não causando aglomerações. Confira a seguir as reivindicações do Município de Santa Vitória:

As academias de ginástica, na época adotaram um protocolo muito rígido, garantindo um distanciamento social, que não foi aplicado a nenhum outro seguimento. Foi determinado o atendimento de apenas 05 (cinco) alunos, nas grandes academias e três no estúdio de musculação, observadas medidas de higiene e assepsia para garantir um ambiente seguro. Academias com área de 400 metros quadrados atenderam 05 (cinco) alunos por horário, ou seja, nesta academia, se dividirmos a área disponível pelo total de alunos chegaremos a 80 metros por aluno.

Os estúdios de musculação, foram autorizados a atender três alunos por horário, neste caso, restou uma área de 45 metros quadrados por aluno. Os estúdios de pilates apenas 01 aluno, podendo elevar este numero até 03 (três), desde que coabitassem. Outra regra demasiadamente importante foi à exigência de agendamento, de modo que sempre os mesmo clientes se exercitassem juntos. Esta experiência deu muito certo. Com toda certeza, no Município de Santa Vitória, este seguimento seria reaberto. Destacamos que esta medida, apesar do número reduzido de alunos, permitiu a continuidade desta atividade. (no momento encontra-se fechada).

Além disso, queremos compartilhar nosso desejo de que os seguimentos citados retomem suas atividades, de modo seguro, seguindo regras rígidas de distanciamento, com fiscalização rígida, muitas destas atividades estão contempladas nas ondas branca e amarela, e no âmbito de pequenos municípios entendemos que podem ser retomadas com segurança:

RETOMADA DAS ATIVIDADES DAS IGREJAS E TEMPLOS DE ORAÇÃO

Retomada de celebrações religiosas, com um protocolo sanitário a ser seguido. Sugerimos público de 20%, observado o distanciamento social entre pessoas que não coabitem, bem como todas as medidas de assepsia e prevenção da covid-19.

RETOMADA DAS ATIVIDADES DAS LOJAS DE VESTUÁRIO EM GERAL, CALÇADOS, BRINQUEDOS E AFINS, UTENSILIOS PARA CASA EM GERAL, PAPELARIAS, LOJAS DE MÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS, ELETROELETRÔNICOS

O comércio varejista de vestuário, calçados, móveis, papelarias, eletrodomésticos e similares, que não foram contemplados na onda verde, quando situados nos pequenos Municípios deveriam migrar para esta onda, ou ainda fazer uma análise regionalizada de modo a permitir que estes Municípios migrem para ondas posteriores, uma vez que nestas cidades, referidos empreendimentos não geram aglomeração, possuem pequeno movimento, notadamente em época de pandemia, esses são seguimentos que já sofreram uma queda, mesmo abertos. Permitir o funcionamento é o único modo destes conseguirem passar este difícil período. Evidentemente seguindo todas as normas de saúde pública para a prevenção a Covid-19.

RETOMADA DAS ATIVIDADES DE SALÕES DE BELEZA (barbearia, cabelereiro, manicure em geral e clínica estética).

Retomada das atividades de salões de beleza em geral (barbearia, cabeleireiro, manicure em geral e clínica estética) mantendo atendimento individual, com todas as medidas de assepsia para a prevenção à Covid-19.

RETOMADA DAS ATIVIDADES DOS LEILÕES PRESENCIAIS DE SEMOVENTES

Retomada das atividades de leilões presenciais de semoventes, mantidas todas as regras de assepsia para prevenção a Covid-19, notadamente que as mesas sejam ocupadas por apenas 01 pessoa, salvo cônjuges, descendentes ou ascendentes.

RETOMADA DAS ATIVIDADES DAS AUTO ESCOLAS (Formação de Condutores) e ATIVIDADES DAS ESCOLAS DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO PRESENCIAL

Reabertura das auto escolas e atividades das escolas de capacitação e treinamento presencial, com limitação de número de alunos na sala, para aulas presenciais, mantidas todas as medidas para prevenção à Covid-19, tais como assepsia do ambiente, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool a 70%, distanciamento social e outras recomendações para a segurança sanitária.

Notícias Relacionadas