Você está aqui:

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

“O movimento Antimanicomial enfatiza que toda pessoa com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento humanizado dentro do seio familiar e da própria comunidade.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei nº 10.216/2.001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação”.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior, “Em Santa Vitória, o CAPS I Nildomar Donizete Bizinotto, realiza o trabalho de acolhimento, ressocialização e inclusão de pacientes na sociedade, promovendo atividades de valorização do indivíduo como um todo. O atendimento humanizado é regra primordial para o tratamento de todos os pacientes, que nos honram diariamente, como explicitado no vídeo elaborado com imenso carinho!”

Notícias Relacionadas