Você está aqui:

Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações em alusão à Campanha Janeiro Branco

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I “Nildomar Donizete Bizinotto), Atenção Básica e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou diversas ações em alusão à “Campanha Janeiro Branco”, que aborda temas relacionados à Saúde Mental. Uma campanha totalmente dedicada a colocar os temas da saúde mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações em alusão à Campanha Janeiro Branco

No dia 24 de janeiro, foi realizado um Plantão Psicológico com demanda espontânea na Academia da Saúde Paulo Cabral de Lima, ocasião em que as psicólogas Raíne Muniz e Denise Maciel, ambas do NASF, estiveram à disposição da população durante todo o dia em atendimentos. No total, foram realizados 21 atendimentos neste período. No dia 28, foi realizado o Dia D em Saúde Mental, que contou com uma roda de conversa na Academia da Saúde, conduzida pelas psicólogas Raíne e Denise, e nutricionista Fernanda Franco, momento em que os pacientes puderam dialogar e sanar dúvidas. Na oportunidade, foram realizados alongamentos relaxantes pela Educadora Física da Academia da Saúde, Graziella Guimarães, e foram aplicadas técnicas de relaxamento e meditação. O Dia D em Saúde Mental foi realizado também no Distrito de Chaveslândia no dia 29 de janeiro.

No dia 30 de janeiro, aconteceu uma oficina de música terapêutica para os pacientes do CAPS I – Nildomar Donizete Bizinotto, onde a equipe do NASF esteve presente.

A Secretaria de Saúde esteve amplamente engajada nesta Campanha, e ofertou um leque de ações como Palestras, Rodas de Conversas, entrevistas, oficinas, mobilizações, panfletagens e espaços de acolhimentos. As ações buscaram desenvolver momentos e espaços para que os participantes pudessem pensar e se expressarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, podendo fazer uma autoavaliação de suas emoções, relações interpessoais, comportamentos e demais condutas.

Para a Coordenadora do CAPS I Nildomar Donizete Bizinotto, psicóloga Bruna Monyse, a psicoeducação é de suma importância para que as pessoas se conscientizem do cuidado que precisam ter com sua saúde mental, pois assim como cuidamos da saúde física, é indispensável que também saibamos cuidar da saúde mental/emocional.

“Nascida em janeiro de 2014, em Uberlândia-MG, a Campanha Janeiro Branco espalhou-se por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda. É uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos, portanto, não somente em janeiro, mas em todos os dias do ano devemos estar atentos à nossa saúde mental”, destacou o Secretário de Saúde Geraldo Júnior.

Notícias Relacionadas