Secretaria de Saúde realiza Mutirão de limpeza Contra a Dengue no bairro São João

A Secretaria municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (23), das 7h30 às 17h, um mutirão de combate à dengue no bairro São João. A ação envolveu alguns dos Agentes de Combate a Endemias, atenção primaria, colaboradores da Secretaria de Obras e a população do nosso município.

Segundo o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) o bairro São João foi o bairro com maior número de infestação do Aedes positivo, por esse motivo foi realizado essa ação, para eliminar todo o lixo que poderia acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior, um dos principais objetivos da ação é conscientizar a população sobre os perigos oferecidos pelo mosquito, também pede para que a população contribua através de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. E destacou a importância da união de todos na luta contra o Aedes Aegypti. “Agradecer a todos que se comprometeram com esta Ação, bem como os moradores das residências visitadas, as equipes da Saúde estão exercendo seu trabalho, no entanto, sem a conscientização e ajuda da comunidade, ficará difícil erradicar o problema”, concluiu Geraldo Junior.

Daniele Goulart, diretora de Vigilância em Saúde, disse que este trabalho em conjunto é imprescindível para a prevenção de todas as doenças que o Aedes Aegypti pode transmitir, e faz uma alerta se acaso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.