No mês de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, e em alusão a esta data, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Vitória, através do Centro Terapêutico Amanhecer – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu diversas atividades de conscientização e prevenção. As Ações realizadas deram início às atividades da Campanha Dezembro Vermelho, que chamaram a atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção dos direitos humanos. Durante as ações, foram ofertados exames de testes rápidos de HIV, sifílis, hepatite B e C.
As atividades foram desenvolvidas da seguinte forma:
02/12 – Presídio de Santa Vitória; 04/12 – Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia; 06/12 – Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, com palestras, vídeos e exames (Feira de Ciências); 09/12 – Totó Bonito, com palestra; 10/12 – Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, com palestra e exames testes rápidos; 11/12 – PSF Vicente Bonito, com palestra sobre o mesmo tema para as gestantes; 13/12 – Supermercado Souza, com palestra e exames testes rápidos para os funcionários.
As palestras sobre as IST’s foram ministradas pela enfermeira Zilda Salazar, acompanhada por Lúcia Helena Gonçalves Silva, assistente social e coordenadora do CTA. Os exames também foram realizados pela enfermeira Zilda Salazar, por meio de punção digital com resultados no local, em média de 30 minutos. Foram realizados nessas ações um total de 1120 testes rápidos.
“O medo e estigma podem contribuir para que uma parcela importante da população não faça o teste, e, por isso, a realização da campanha é importante para dar visibilidade do diagnóstico precoce, e da importância da prevenção e cuidado”, salientou o Secretário Geraldo Júnior.