Você está aqui:

Prefeitura incentiva o Programa de Produção da Pecuária à pasto para 10 pequenos proprietários rurais do município

A Prefeitura Municipal de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ocorreu nesta quinta-feira dia 19 de dezembro a Reunião Extraordinária do CMDRS Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável e também realizou o incentivo à extensão rural com a doação de materiais e insumos para implantação de unidades de demonstração de tecnologias para a Pecuária Familiar – Divisão de Pastagens, Programa de Produção da Pecuária Familiar à Pasto para Pequenas Propriedades Rurais. Com isso, foram atendidos 10 produtores rurais da Agricultura Familiar, interessados em subsídio para melhorias e divisão de pastagens e implantação de unidades de demonstração de pastagens sustentáveis.

Prefeitura incentiva o Programa de Produção da Pecuária à pasto para 10 pequenos proprietários rurais do município

“O pastejo rotacionado é um sistema no qual a pastagem é subdividida em piquetes, que são pastejados em seqüência por um ou mais lotes de animais. Difere do pastejo contínuo, em que os animais permanecem na mesma pastagem por um longo período de tempo, e do pastejo alternado, no qual a pastagem é dividida em dois piquetes, que são pastejados alternadamente. Com o advento das cercas eletrificadas, tornou-se muito mais fácil e barato a implementação do pastejo rotacionado nas fazendas”, evidenciou o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberval Domingues Pereira.

Os produtores rurais receberão assistência técnica e gerencial da EMATER-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para implantação e acompanhamento das unidades de observação a serem implantadas com o auxílio subsídio municipal, sendo que obrigatoriamente os produtores beneficiados deverão entrar com recursos financeiros, materiais e humanos necessários para implantação dos pastejos rotacionados.

Adãoneli Rodrigues de Aquino, presidente do CMDRS, ressaltou a importância do pastejo rotacionado e suas vantagens, além de mencionar sobre os materiais necessários para implantação e a contra partida do beneficiário. Por isso, e seguindo o projeto, os pequenos produtores rurais beneficiados receberão 24 mourões de eucaliptos tratado 10-12 cm x 2,50 metros, 70 postes de eucaliptos tratado 6-8cm x 1,80 metros, 02 rolos de arame para cerca elétrica com 1.000 metros de extensão, 01 eletrificador de cerca elétrica rural para 50km e 24 sacos adubo superfosfato simples.

Comparecem para prestigiar as doações: Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberval Domingues Pereira, Secretária de Controladoria Interna Andreya Lima, Secretário de Governo Carlos Queiroz, Presidente do CMDRS Adãoneli Rodrigues de Aquino, Vice-Presidente do CMDRS Jairo Júnior da Silva e o Prefeito Municipal Isper Salim Curi.

Na seqüência aconteceram as assinaturas dos contratos dos beneficiários com poder público com relação ao projeto de pastejo rotacionado, sabendo que os materiais serão entregue de acordo com as etapas do projeto. Assim, estas assinaturas assumem o compromisso com poder público exclusivamente em relação a pastejo rotacionado.

“É extremamente importante seguir o projeto por ser um recurso público e não alterá-lo, caso aconteça o não cumprimento fica o beneficiário impossibilitado de participar de outro programa no próximo ano, e destacando que este projeto é um manejo correto que contribuiu para melhorar a nutrição do rebanho e, conseqüentemente, aumentar seus índices produtivos, reprodutivos e sanitários”, destacou o prefeito municipal Salim Curi.

Notícias Relacionadas