O Serviço de Inspeção Municipal CIDES – SIMC, foi inaugurado na tarde desta terça-feira (03/12) em solenidade que reuniu prefeitos e autoridades na própria sede do serviço dentro do Parque de Exposições JK em Ituiutaba.
Fizeram presentes na solenidade o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberval Domingues Pereira, Coordenador de Vigilância Sanitária Adalto José Fonseca de Lima, Técnica em bem estar social da EMATER Edna Aparecida Braz dos Santos e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) Adãoneli Rodrigues de Aquino.
O projeto passa a atender inicialmente 9 municípios da região: Campina Verde, Canápolis, Centralina, Monte Alegre de Minas, Prata, Indianópolis, Ituiutaba, Tupaciguara e Santa Vitória.
O SIMC é um projeto do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES que tem gestão associada aos municípios na execução do serviço. O presidente do CIDES e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, destacou no ato de inauguração que o trabalho que se inicia é um investimento na geração de divisas para os municípios.
“Os investimentos que os municípios fizeram para tornar esse projeto uma realidade, é uma projeção para o crescimento da economia de cada cidade com vocação para produção de produtos de origem animal. O SIMC regional promove hoje o início de um novo capítulo no incremento a comercialização das produções locais, já que o selo de inspeção vem abrir fronteiras”, disse o presidente do CIDES.
Cada um dos 9 municípios fundadores do Serviços de Inspeção Municipal CIDES recebeu uma homenagem com a logomarca do SIMC, como forma de reconhecimento pelo importante investimento na concretização do projeto. Assim, representando o Prefeito Salim Curi, Roberval Domingues Pereira recebeu a homenagem com a logomarca do SMIC.
Além dos municípios também foram lembrados e agradecidos, os parceiros que contribuíram para a consolidação do SIMC, como EMATER-MG, Ministérios Público e a Câmara Temática do SIMC, que por meio de voluntários regionais realizou reuniões e levantamentos que contribuíram para a construção do projeto e dos processos que serão executados, bem como a logística, no atendimento a toda a região.
A solenidade de inauguração também contou com a apresentação de produtos já inspecionados que são produzidos e comercializados em municípios integrantes do SIMC. São produtos como queijos, linguiças, doce de leite e outros.