A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e do CAPS I – Nildomar Donizete Bizinotto, no dia 26 quinta-feira, realizou uma mobilização em locais estratégicos do nosso município, o principal objetivo da mobilização é levar mais conhecimento a população sobre o tema da campanha que é prevenção ao suicídio.
O principal objetivo do Setembro Amarelo é quebrar o tabu que existe envolvendo o suicídio. Doenças graves, como o câncer e a AIDS, já passaram por períodos nebulosos e foram combatidas através do conhecimento. Mas, para isso, foi necessário um esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas. Quebrar tabus não é fácil, mas é preciso esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção para reverter situações críticas como as que nós estamos vivendo.
A Mobilização foi realizada pelas equipes dos PSF, NASF E CAPS, cada equipe devidamente separada escolheu um ponto estratégico da cidade, durante a realização da ação foram distribuídos panfletos para a população, a fim de levar a todos mais conhecimento sobre do que se trata a campanha, acolhimento de pessoas que procuraram ajuda e esclarecimento de duvidas. A ação também foi realizada na saída de algumas escolas, levando em consideração o histórico de tentativas de suicídio na atualidade de crianças e adolescentes.
O Secretário de Saúde, Geraldo Júnior, destacou a importância das ações realizadas por toda equipe da saúde, levar conhecimento a população é uma das principais estratégias que devem ser realizadas. “Através da conscientização das pessoas podemos obter maiores resultados em nosso dia a dia, pois já é comprovado que falar sobre o assunto não gera nenhum tipo de prejuízo, pelo contrário é falando que mais pessoas poderão ser ajudadas e acolhidas” destacou o secretário.