Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos testes para diagnóstico das hepatites virais, a equipe do PSF – José Nilton realizou nesta manhã de terça-feira (23) a campanha “Julho Amarelo”.
Em uma roda de conversa com a população, a equipe explicou que a hepatite viral é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, e que os sintomas mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômito, dor abdomial, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras. O diagnostico é feito por meio de exames específicos que analisam amostras de sangue e identificam o tipo de vírus que causou a hepatite.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Geraldo Junior é importante desenvolver ações como essa no PSF, pois muitas pessoas não têm informações a respeito da doença, de como é contraído e quais medidas de prevenção devem ser tomadas.
A enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Zilda Salazar coordenou as atividades desenvolvidas e informou que durante todo o mês de julho a equipe estará realizando orientações e conscientização sobre a importância do diagnostico precoce da doença e incentivando a realização do teste rápido. Também agradeceu o envolvimento da enfermeira do PSF, Dayane.