A preocupação com a qualidade da alimentação das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) também está presente no trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Através da atividade de educação nutricional a nutricionista Thalita Franco avaliou o conhecimento das crianças em sala de aula, de forma individual, na identificação de alimentos saudáveis através dos sentidos: tato e olfato.
Para desenvolver o programa, a nutricionista utilizou uma venda de cor escura para vendar os olhos das crianças e, aleatoriamente e de forma individual a criança com olhos vendados poderá tocar e cheirar o alimento para acertar o nome do alimento. A brincadeira construtiva continua até que todas as crianças tenham participado pelo menos uma vez.
Após um período de atividades semelhantes, quando os conhecimentos sobre os frutos já foram expandidos para as demais crianças, elas tocaram, perceberam o cheiro e até fazerem a degustação coletiva. Para Thalita Franco essa atividade permite avaliar o nível do conhecimento da turma em relação ao tema e, se for necessário, poderá aplicar as atividades anteriores que permitirá que as crianças conheçam melhor os alimentos.
Para desenvolver o programa com as crianças dos CEMEIs “Alcione Siqueira Faria Rodrigues”; “Luiza Maria de Paula” e “Ercílio Domingues Franco” foi utilizado frutos, como: banana, pepino, maçã, berinjela, mamão, quiabo, laranja, cenoura, uva, chuchu, beterraba, limão, cabotiá e outros que nas mãos da nutricionista Thatita, as crianças conseguem compreender melhor que muitos dos alimentos que eles deixam de comer no dia a dia, são muito importantes para o desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida.
Durante a realização da atividade, conversamos com as diretoras dos CEMEIs que teceram elogios e ressaltaram que os programas dessa magnitude agregam outros hábitos saudáveis e podem aprofundar os vínculos afetivos e de confiança, tão importantes nessa relação escola, família e comunidade.
Para a diretora do CEMEI “Alcione Siqueira Rodrigues Faria”, Hannah Liak Franco o projeto desenvolvido pela nutricionista Thalita Franco veio complementar o trabalho que a professora estava realizando na sala. “O projeto ressaltou a importância de estimular os bons hábitos alimentares nas crianças desde cedo e valorizou a ingestão de frutas e verduras para o bom funcionamento do corpo”.
No CEMEI Maria Luiza de Paula, a diretora keila Lima ressaltou que os alunos ganham porque quando uma criança vive a experiência de estar trabalhando de forma prática, evidencia-se para as crianças como motivadora porque puderam experimentar uma variedade de frutas e verduras. “Foi desenvolvido com as crianças o cheiro, o tato e o paladar”, explicou.
Encerrando a atividade no CEMEI Ercílio Domingues Franco, a diretora Aracelli Gomes da Silva disse que esse projeto desenvolvido com as crianças do Pré IC foi muito importante, porque visa a formação de hábitos saudáveis. “Nesta atividade os alunos foram convidados a experimentar diferentes tipos de frutas, estimulando o consumo diário e aumentando a frequência do consumo, salientando a relevância das frutas em nossas vidas”, concluiu.